Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Prazo para concluir o Curso Preparatório para Gestão Escolar termina nesta terça-feira (15/10)

Certificado de conclusão é etapa obrigatória para participar da prova de seleção de diretores da rede estadual

Publicação:

-
-

Interessados em disputar a seleção para diretores e vice-diretores precisam concluir o curso preparatório para a Gestão Escolar até às 23h59 desta terça-feira (15/10). A formação é etapa obrigatória para os candidatos que desejam concorrer às vagas. A capacitação, composta por cinco módulos, está disponível no Portal da Educação RS. As inscrições já estão encerradas.

O curso foi estruturado com base na Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, abordando temas como liderança pedagógica, gestão financeira e relações interpessoais. Após a conclusão, é emitido um certificado que possibilita a participação na prova de conhecimentos específicos. Marcada para o dia 1° de novembro, às 14 horas, a avaliação terá questões objetivas e três estudos de casos. Os candidatos tanto a diretor quanto a vice-diretor precisam ser aprovados na prova para formalizar a candidatura da chapa.

Para ajudar na preparação, a partir do dia 21 de outubro, a Secretaria da Educação também disponibilizará cadernos de exercícios, além de videoaulas com professores que explicarão as matérias cobradas na avaliação. Os conhecimentos exigidos pela prova envolvem os detalhes da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, interpretação de texto e uso de linguagem. O conteúdo completo, incluindo referências bibliográficas, está descrito no Anexo II do edital.

As alterações no processo de seleção de diretores, aprovadas pela Assembleia Legislativa em 2023, foram necessárias para atualizar a lei anterior, de 1995, e cumprir as exigências do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para receber os recursos de complementação do governo federal relativos aos valores mínimos por aluno, os Estados e municípios precisam ter critérios de mérito e desempenho do provimento dos gestores nas escolas.

Secretaria da Educação