Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Proser

Programa de Saúde do Servidor e da Servidora

 É um programa voltado à promoção do bem-estar físico e mental dos Servidores, tanto no aspecto individual, quanto nas relações coletivas de trabalho, desenvolvendo ações em prol da cons­trução de uma organização do trabalho que seja pro­dutora de saúde refletindo em qualidade nas ativida­des laborais e nas relações interpessoais.

O trabalho e a saúde mental estão diretamente relacionados. Nesse sentido, se precisar ou conhecer algum servidor público do RS que necessite de apoio, entre em contato por e-mail ou telefone. Temos um plantão de acolhimento on-line ou presencial, uma escuta qualificada, na área clínica e institucional, de servidores para servidores do RS.

Legislação Proser: Instituído pelo Decreto 48.898 de 06 de março de 2012, com atualização através do Dec. 53.453, de 09 de março de 2017.

 Como acessar os serviços?

Através de busca espontânea, preferencial­mente no local de referência, nos diferentes Núcleos: Educação, Saúde, Fazenda, IPE, Segurança, SEPLAG, Hemocentro, Casa Cívil.

Núcleo Educação (SEDUC): (51) 3288-4929/proser@seduc.rs.gov.br

Clique Aqui para acessar o Acolhimento Virtual

 Atividades nos Núcleos:

 Acolher os Servidores em situação de sofri­mento físico e/ou mental (acolhimentos e encaminhamentos).

Promover atividades de integração, de desen­volvimento e de aperfeiçoamento para os ní­veis gerenciais e operacionais (gestão do cuidado, palestras, rodas de conversa e seminários, programa de integração e acompanha­mento, programa de desenvolvimento de equi­pes).

Desenvolver ações de prevenção e de pro­moção de saúde (orientação nutricional; fisioterapia para problemas físicos causados por atividades laborais; tabagismo; preparação para aposentadoria; suporte psicológico em grupo / indivi­dual; suporte social em grupo / individual).

Secretaria da Educação