Ensino Médio em Tempo Integral
A expansão do Ensino Médio em Tempo Integral é uma ação prioritária da Seduc para o período 2023-2026. O projeto visa atender à meta do Plano Nacional de Educação de que, até 2026, 50% das escolas de Ensino Médio da rede pública sejam em tempo integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados nessa modalidade.
No Rio Grande do Sul, a modalidade começou a ser implementada em 2018, quando as primeiras 11 escolas estaduais de Ensino Médio fizeram a transição para o Turno Integral. Desde então, o sistema foi ampliado, aumentando para 18 escolas em 2022, depois para 111, em 2023, e 206 em 2024. Na Rede Estadual, atualmente 27% das instituições de Ensino Médio já adotam o modelo: são 302 escolas que oferecem o modelo de ensino no Estado, mais do que o dobro do que havia em relação a 2023.
São ofertadas 9h de aulas diárias de aula em uma matriz curricular própria com 1.500 horas de atividades por ano, totalizando 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio. A diferença é que essa modalidade, além de aumentar a carga horária dos estudantes na escola, busca uma formação que coloca o estudante como protagonista do processo de aprendizagem. A abordagem pedagógica do Tempo Integral está centrada na perspectiva de que o espaço escolar é o ambiente que melhor permite o desenvolvimento pleno de todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural.
Para isso, dentro do currículo, além da Formação Geral Básica, são oferecidos componentes curriculares como Projeto de Vida, Estudos Orientados, Mentoria, Eletivas, Práticas Experimentais, Pós Médio, Projeto de Corresponsabilidade Social e Itinerários Formativos através das Trilhas de Aprofundamento Curricular e Trilhas de Qualificação Técnicas, a depender da escolha dos estudantes. Como forma de garantir a permanência, a saúde e o bem-estar, as escolas integrais também asseguram quatro refeições diárias para cada estudante .
Outro pilar do Tempo Integral é a prática do acolhimento. No início do ano, com a chegada dos novos matriculados e de suas famílias, é realizado um momento de integração para estabelecer os primeiros vínculos e estimular a reflexão a respeito dos sonhos e expectativas desses jovens. Essa abordagem se estende durante todo o calendário letivo, com uma rotina escolar que prioriza o apoio e o acompanhamento das aprendizagens, criando de modo intencional um ambiente de pertencimento e aproximação.
A modalidade possibilita também uma maior autonomia financeira da escola, aumento no repasse da merenda, formação continuada da equipe escolar e novas possibilidades pedagógicas para explorar e possibilidade de dedicação exclusiva do corpo docente.
Ementas Ensino Médio em Tempo Integral 2024 (.pdf 183,21 KBytes)
Ementas dos novos componentes curriculares do EMGTI 2023 (.pdf 232,06 KBytes)