Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Ensino Médio em Tempo Integral

A expansão do Ensino Médio em tempo integral é uma ação prioritária da Seduc para o período 2023-2026. O projeto visa atender à meta do Plano Nacional de Educação de que, até 2026, 50% das escolas de Ensino Médio da rede pública sejam em tempo integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados nessa modalidade.

A partir de 2023, são 111 instituições ofertando o modelo de ensino no Estado. São 67 novas escolas que se juntam às 18 escolas técnicas, 8 escolas Tiradentes e 18 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral que já estavam em funcionamento em 2022.

São ofertadas 9h de aulas diárias de aula em uma matriz curricular própria com 1.500 horas de atividades por ano, totalizando 4.500 horas até a conclusão do Ensino Médio. Com as instituições de ensino que adotarão o modelo em 2023, serão beneficiados, no total, mais de 8 mil alunos de todas as regiões do Estado.

A iniciativa coloca o estudante e seu projeto de vida como centro do modelo pedagógico e traz, além da Formação Geral Básica, componentes curriculares como Projeto de Vida, Mundo do Trabalho, Cultura e Tecnologias Digitais, Protagonismo Juvenil, Estudos Orientados, Iniciação Científica, Itinerários Formativos, práticas experimentais multidisciplinares e aprofundamento com componentes eletivos escolhidos pelos alunos. Também são oferecidas quatro refeições diárias para a permanência do estudante ao longo do dia na escola.

O modelo de ensino em Tempo Integral do Ensino Médio Gaúcho visa a formação integral dos estudantes, a partir de uma proposta pedagógica multidimensional, conectada à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas socioemocionais.

A modalidade possibilita também uma maior autonomia financeira da escola, aumento no repasse da merenda, novas possibilidades pedagógicas para explorar e possibilidade de dedicação exclusiva do corpo docente.

Ementas dos novos componentes curriculares do EMGTI 2023 (.pdf 232,06 KBytes)

Secretaria da Educação