Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária da Educação

01205029 1950914 GDO
Raquel Teixeira, secretária da Educação - Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira

Secretária de Educação do Rio Grande do Sul desde abril de 2021, a professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, natural de Goiânia, possui uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação. É mestre e PhD em Linguística pela University of California em Berkeley (EUA), graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

Tem pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris e especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás. É integrante do Conselho Consultivo do EduLab21 - Instituto Ayrton Senna, membro-licenciada do Todos pela Educação e tem uma cadeira na Academia Feminina de Letras de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação, deputada federal por Goiás por oito anos e coordenadora da Escola de Formação de Professores de São Paulo.

Tem artigos e livros publicados, foi membro de Conselhos Editoriais, orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado e recebeu diversas condecorações, inclusive do Ministério de Educação da França.

Secretaria da Educação