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Todo Jovem na Escola

O Programa Todo Jovem na Escola garante auxílio financeiro para estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual com o objetivo de incentivar a permanência em sala de aula e a conclusão da trajetória escolar

A ação, que  visa reduzir o impacto da pandemia na rede estadual, bem como prevenir o abandono, a evasão escolar e incentivar para que os alunos concluam o Ensino Médio, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) oferece a bolsa Todo Jovem na Escola. A ação garante auxílio financeiro aos alunos da rede estadual no valor de R$ 150 mensais creditados no cartão Cidadão da Família.

Confira os detalhes abaixo e veja se você faz parte do programa.

Agora o Programa Todo Jovem na Escola inclui 4 modalidades de auxílio financeiro:

  • Bolsa mensal regular, no valor de R$ 150,00;
  • Bolsa auxílio material escolar no início do ano, no valor de R$ 150,00;
  • Poupança Aprovação com retiradas parciais anuais e rendimento de poupança até o final do ensino médio;
  • Prêmio Engajamento, para quem participar das avaliações diagnósticas do SAERS e SAEB, no valor de R$ 150,00.

Além disso, agora o auxílio financeiro será depositado no Cartão Cidadão emitido no nome do estudante. Os novos cartões estarão disponíveis para retirada a partir do dia 12/03 nas agências do Banrisul indicadas em: https://www.devolveicms.rs.gov.br/participacao

O Valor da Poupança Aprovação equivale a duas bolsas mensais por ano do ensino médio em que o estudante for aprovado, totalizando até seis bolsas mensais após a conclusão no Ensino Médio, acrescentando-se os valores equivalentes ao rendimento da poupança no período. Ao fim de cada ano letivo em que for aprovado, o estudante poderá solicitar o pagamento parcial antecipado de meia bolsa mensal, que será descontado do total acumulado ao fim do ensino médio.

A inscrição é automática, desde que os dados na matrícula escolar e os dados no Cadastro Único estejam preenchidos corretamente. É importante que o nome completo e CPF do estudante e do responsável familiar no Cadastro Único estejam incluídos na matrícula do estudante nos campos referentes ao pai, mãe ou responsável, dependendo do grau de parentesco.

É essencial que os dois cadastros possuam exatamente os mesmos dados para que o estudante seja incluso ao Programa.

O Programa é destinado aos estudantes que cumpram os seguintes critérios:

  • Estar matriculado no Ensino Médio regular em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul;
  • Estar ou ter o responsável incluso no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) com renda per capita de até R$ 660,00;
  • Atingir a frequência mínima de 75% no mês anterior ao pagamento;
  • Manter os seus dados atualizados no cadastro escolar e no Cadastro Único;
  • Possuir Cartão Cidadão no nome do estudante.

Para retirar o Cartão Cidadão, o estudante deverá portar documento oficial com foto e número de CPF. Estudantes menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal com documento, que deverá assinar o termo de autorização para a retirada.

Os novos cartões estarão disponíveis a partir do dia 12/03, nos locais de retirada indicados no site, acesse: https://www.devolveicms.rs.gov.br/participacao

Qualquer dúvida ou problema quanto à retirada dos cartões orientamos entrar em contato com a Central de Atendimento do Devolve ICMS: 0800-541-2323.

O atendimento é das 8h às 20h de segunda a sexta-feira, e nos sábados das 8h às 14h.

Atenção: Os cartões emitidos no nome do responsável permanecem válidos até 31 de maio de 2024. Entretanto, todos os depósitos de 2024 serão realizados nos novos cartões, emitidos em nome dos estudantes. A partir de junho de 2024, os cartões antigos serão cancelados.

 

O Todo Jovem na Escola utiliza a frequência escolar mensal para calcular os pagamentos das bolsas. O estudante pode acompanhar e fazer consultas ao histórico da frequência escolar diretamente no aplicativo Escola RS, disponível na Google Play Store. Para isso, basta manter o seu cadastro atualizado junto à escola e fazer o login via Gov.br. Os pagamentos são automáticos, não sendo necessário o preenchimento do formulário para o pagamento.

O estudante também pode consultar sua frequência escolar mensal através do atendimento por WhatsApp, enviando mensagem para (51) 3210.3690.

Além disso, é importante garantir que os dados registrados no cadastro do estudante na escola estejam igualados aos dados informados no Cadastro Único. Em casos de erro de escrita ou informações inconsistentes, o estudante não recebe a bolsa do Programa.

O motivo mais comum é o estudante não cumprir a frequência mensal exigida, de pelo menos 75% de presença. É necessária a presença mensal do estudante em sala de aula para o pagamento do auxílio.

A frequência utilizada pelo programa é mensal, calculada com base nas presenças registradas pelos professores no sistema. Essa informação pode ser consultada no aplicativo Escola RS, disponível na Google Play Store.

Quando a frequência mensal do estudante é menor do que 75%, não é possível disponibilizar o auxílio referente ao mês. Quando a frequência mensal volta a ser 75% ou mais, o auxílio é pago. Os pagamentos são automáticos, não sendo necessário o preenchimento do formulário para o pagamento.

Atenção: o valor da frequência mensal pode ser diferente da frequência consolidada disponibilizada pela escola. Não é necessário solicitar atestado à escola para comprovação da frequência.

Caso o estudante ou o responsável identifiquem falhas no pagamento devidamente verificadas no app Escola RS, favor preencher o Formulário de Atendimento ao final desta página.

Os pagamentos iniciam em março, referente ao Auxílio Material Escolar disponibilizado aos estudantes que realizaram sua matrícula e rematrícula no período vigente.

Em abril iniciam os pagamentos mensais, que consideram sempre a presença do estudante no mês anterior. Os valores são depositados no dia 20 de cada mês. Esse cronograma é válido para todos os meses letivos do ano. Os pagamentos são automáticos, não sendo necessário o preenchimento do formulário para o pagamento.

A cada aprovação anual, o estudante receberá a Poupança Aprovação, equivalente à 2 bolsas mensais que ficarão sob rendimento da poupança até a conclusão do ensino médio, podendo solicitar retiradas parciais de 25% desde que aprovado no ano letivo.

É possível justificar faltas através de atestados médicos. Para isso, o atestado deve ser inserido no Sistema ISE em “Faltas Justificadas” diretamente pela escola. A coordenação do Programa não recebe atestados diretamente pelos meios de comunicação disponíveis.

Caso a frequência já tenha sido regularizada pela escola e o pagamento não tenha sido realizado até o dia 20 do mês seguinte ao ajuste, o beneficiário deverá solicitar a revisão do pagamento do pagamento via Formulário de Atendimento disponível ao final desta página.

O Cartão Cidadão é o mesmo utilizado para os depósitos do Programa Devolve ICMS. O cartão poderá ser utilizado para pagamentos, na modalidade débito,em qualquer estabelecimento comercial que possua a máquina de cartões Vero Banrisul, porém o valor não pode ser sacado. São mais de 140 mil estabelecimentos entre supermercados, farmácias, postos de gasolina, padarias, etc.

O programa Todo Jovem na Escola não possui acesso aos dados bancários dos beneficiários, incluindo saldo e extrato. Para estas informações, você pode acessar o aplicativo BanriCard ou procurar uma agência do Banrisul.

Atendimento aos Beneficiários

Abre nova janela para atendimento no Whatsapp

Para aqueles que já são beneficiários do Programa Todo Jovem na Escola, ou que cumpram os requisitos de participação mencionados acima, disponibilizamos o formulário a seguir para fins exclusivos de atendimento. Não se trata de formulário de inscrição no Programa, devendo ser preenchido apenas em caso de falta ou inconsistência no pagamento. Nesses casos, favor inserir os dados do responsável e do(s) estudante(s). As informações serão verificadas pela coordenação do Programa e, em seguida, será enviado um retorno sobre a solicitação por meio do e-mail cadastrado neste formulário. Solicitamos que acompanhe a demanda aberta e aguarde retorno antes de abrir um novo chamado.

Acompanhe aqui sua solicitação.

Em caso de dúvidas sobre o acesso à conta gov.br, clique aqui

Dados de Acesso do Cidadão GOV.BR
Chefe da Família / Responsável pelo estudante no CadÚnico
Informações do Estudante
Cartão Cidadão
Declaração de veracidade de informações
Secretaria da Educação