Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

 Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), em parceria com as prefeituras e a comunidade escolar gaúcha.

A execução do  JERGS se justifica por proporcionar aos (as) alunos (as) da rede pública escolar a prática do esporte educacional e, com esta prática, qualificar a sua cidadania, com vista à construção de um mundo melhor, livre de qualquer tipo de discriminação, através de princípios como compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, responsabilidade e cultura da paz, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas mobilizando a comunidade escolar em prol do esporte educacional. As disputas ocorrem nas categorias Infantil (12 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos), nos gêneros masculino e feminino.

São modalidades do JERGS: Atletismo, Basquetebol, Bocha Paralímpica, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Voleibol e Xadrez. Os jogos são disputados em quatro etapas: Municipal, de Coordenadoria, Regional e Final Estadual. Ainda ocorre a etapa pré-seletiva com os campeões do JERGS 2019 para, então, realizarmos a Seletiva RS – cruzamento das escolas públicas e privadas - para os Jogos Escolares da Juventude (etapa nacional).

Neste ano comemoramos os 50 anos deste projeto que tanto nos orgulha.

 As regiões do Jergs: 

  • Primeira Região:     1ªCRE, 2ªCRE, 4ªCRE, 11ªCRE, 27ªCRE e 28ªCRE
  • Segunda Região: 5ªCRE, 12ªCRE, 13ªCRE 18ªCRE, 19ªCRE e 24ªCRE
  • Terceira Região:    8ªCRE, 9ªCRE, 10ªCRE 14ªCRE, 32ªCRE e 35ªCRE
  • Quarta Região: 17ªCRE, 15ªCRE, 20ªCRE, 21ªCRE, 36ªCRE e 39ªCRE
  • Quinta Região:        3ªCRE, 6ªCRE, 7ªCRE, 16ªCRE, 23ªCRE e 25ªCRE

Coordenação geral

Danusa Elena Zanella

Mayara Gallehr

Rafael Lacava Dias

(51) 3288-4816

jergs@seduc.rs.gov.br 

 

Arquivos anexos

Secretaria da Educação