Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escola Aberta para a Cidadania

O Programa Escola Aberta para a Cidadania possibilita a abertura da escola à comunidade aos finais de semana, desenvolvendo oficinas planejadas de acordo com as peculiaridades e necessidades das escolas públicas estaduais, priorizando o protagonismo juvenil, a integração da escola com as famílias dos alunos e a comunidade, e a redução da evasão escolar e dos índices de violência, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura para a paz.

Este programa, que se constitui como uma política de fomento ao fortalecimento da participação social e democrática do cidadão, iniciou em 2003 na rede pública estadual e tornou-se política pública em 2007, através da lei nº 12.865/2007 e regulamentado pelo decreto nº 45.464/2008.

Atualmente a rede estadual conta com 95 escolas abertas para a cidadania, mantidas com recursos do governo estadual, mediante celebração de termo de colaboração com os Círculos de Pais e Mestres (CPMs) das escolas.

Considerando a pandemia causada pelo vírus da COVID-19, o programa precisou ser ressignificado, passando assim a ser realizado em modelo híbrido a partir do desenvolvimento de conteúdos e criação de ambientes no espaço virtual.

Em 2022, o Programa Escola Aberta para a Cidadania completou 19 anos de atividades desenvolvidas na rede estadual com muito êxito na apresentação dos resultados.

 

CONTATOS:

(51) 3288-7603

(51) 3288-7604


escolaaberta@seduc.rs.gov.br

Luciangela Silva de Brito

Secretaria da Educação