Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC)

A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), instituída pelo Decreto n°55.885 de 17 de maio de 2021, tem como objetivo formar agentes socioambientais que contribuam para a mudança de valores e de comportamento da população quanto ao meio ambiente.

O PEAC é coordenado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com um Comitê Gestor Multidisciplinar composto por nove secretarias estaduais, e três federações. A iniciativa busca incluir a educação ambiental nos ensinos formal e não formal, trabalhando nos eixos educação socioambiental, biodiversidade, recursos hídricos e saneamento.

Ainda sobre o programa, existem objetivos específicos que procuram, entre outras coisas, implementar a educação ambiental como uma prática contínua e permanente e colaborar com a reflexão sobre o que é produzido e consumido, buscando inserir novos referenciais teóricos e pedagógicos. Outra meta do programa é a inclusão do tema nos currículos escolares.

A iniciativa surge também como um instrumento para a efetiva implantação das Políticas Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e Estadual de Educação Ambiental (PEEA). Além disso, o programa põe em prática as disposições do Código Estadual do Meio Ambiente que atribui ao Estado a responsabilidade de promover educação ambiental.

Como públicos-alvo do programa estão professores, alunos e funcionários da rede pública, bem como profissionais da área ambiental, das esferas municipal e estadual. Também fazem parte membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e dos Conselhos, além de moradores do entorno de Unidades de Conservação (UCs).

As atividades estão previstas para ocorrerem mensalmente, seguindo um cronograma estabelecido pela equipe que gerencia o programa. A programação prevê ações até 2022, porém a ideia é que, mesmo após esse prazo, sigam sendo executadas iniciativas relacionadas, buscando cumprir a meta de tornar a educação ambiental contínua e permanente no RS.

Confira o vídeo do lançamento do PEAC

Lançamento do Programa de Educação Ambiental Colaborativa

Lançamento do Programa de Educação Ambiental Colaborativa Crédito: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura RS

A Política Estadual de Educação Ambiental

A Política Estadual de Educação Ambiental

A Política Estadual de Educação Ambiental Crédito: TV Seduc RS

Seminário: educação ambiental formal e o currículo

Seminário: educação ambiental formal e o currículo

Seminário: educação ambiental formal e o currículo Crédito: TV Seduc RS

Seminário PEAC: Política Nacional de Educação Ambiental

Seminário PEAC: Política Nacional de Educação Ambiental

Seminário PEAC: Política Nacional de Educação Ambiental Crédito: TV Seduc RS

Atividade PEAC: Projeto Político Pedagógico (PPP)

00:00:00/00:00:00

Atividade PEAC: Projeto Político Pedagógico (PPP)

Atividade PEAC: Projeto Político Pedagógico (PPP) Crédito: TV Seduc RS

Aprende MAIS - Como acessar e se inscrever em cursos no Portal da Educação?

Seminário PEAC: O Bem Viver

Seminário PEAC: O Bem Viver