Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Débora Aladim mobiliza rede estadual durante a aula inicial do Vamo Pra Cima, em preparação para o ENEM 2024

Encontro reuniu milhares de estudantes, professores e familiares, em transmissão pela TV Seduc RS, no Youtube

Publicação:

Débora Aladim comandou a primeira aula do Vamo Pra Cima - ENEM 2024 no canal TV Seduc RS, no Youtube.
Débora Aladim comandou a primeira aula do Vamo Pra Cima - ENEM 2024, no canal TV Seduc RS, no Youtube.

Após a mobilização histórica, que garantiu a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 89,4% dos estudantes concluintes da Educação Básica da rede estadual gaúcha, a Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, nesta terça-feira (27/8), a campanha Vamo Pra Cima, com a transmissão online da primeira aula de preparação. A iniciativa é uma parceria com a ONG Embaixadores da Educação e faz parte de uma campanha que busca engajar os alunos na realização das provas, incluindo ainda caravanas pelo estado e materiais de estudo.

A aula de estreia, transmitida no canal TV Seduc RS, no YouTube, foi com a professora de história Débora Aladim. Dona de um canal no YouTube com mais de 3 milhões de inscritos, a mineira possui mais de 10 anos de experiência na preparação de candidatos para o ENEM, trazendo uma linguagem jovem e dinâmica, com dicas e curiosidades que auxiliam na revisão para a matéria de História. Como tema, Débora abordou a trajetória das setes constituições brasileiras, desde a independência, passando pelo período do Império, da República Velha e da Ditadura Civil-Militar até chegar na Constituição Cidadã, de 1988.

“Se estudarmos cada uma delas, dá para entender a época em que foram criadas. É uma forma de ver todo o século XIX e XX no Brasil, ajudando na prova de História, obviamente, mas também na hora da redação, tendo alusão histórica para escrever sobre qualquer tema”, ressaltou Débora. Além disso, a professora incentivou os estudantes. “É uma prova desafiadora, cansativa, mas não é todo mundo que está numa terça-feira à noite estudando. São muitas matérias e disciplinas, porém História, por exemplo, são 20 questões. Então de grão em grão a gente vai completando”.

ASSISTA A AULA!

00:00:00/00:00:00

#VAMOPRACIMA ENEM 2024 | AULÃO 1 | DÉBORA ALADIM | HISTÓRIA

#VAMOPRACIMA ENEM 2024 | AULÃO 1 | DÉBORA ALADIM | HISTÓRIA Crédito: TV Seduc RS

O projeto Vamo Pra Cima conta com a participação de grandes nomes da educação nacional, como Noslen Borges, Ramilton Batinga, Henrique Araújo, e outros professores youtubers, que juntos somam mais de 10 milhões de inscritos em seus canais. Os educadores também doaram os seus cachês como um modo de apoiar a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio. Até o final de setembro, as aulas irão ocorrer sempre às terças, às 19h30, e aos sábados, às 9h, permitindo que os estudantes possam tirar dúvidas em tempo real via chat.

Guilhermina Abreu, co-fundadora da ONG Embaixadores da Educação, responsável pelo evento "Crie o Impossível", esteve presente durante a aula inaugural, ao lado dos apresentadores Naomy Oliveira e João Vítor Cruz Schweickardt, da Seduc, e destacou o potencial do projeto. “Todos nós, da ONG Embaixadores da Educação, também fomos estudantes da rede pública, e o ENEM foi transformador nas nossas vidas. A gente acredita muito no poder dessa prova,” assinalou. Ela também ressaltou que o Crie o Impossível, que será realizado no final do ano em conjunto com a Seduc,

A ONG Embaixadores da Educação foi fundada em 2013 por ex-alunos de escolas públicas que vivenciaram as dificuldades do sistema educacional e decidiram agir para transformar essa realidade. Desde a criação em 2017, a organização já impactou mais de 265 mil alunos em todo o Brasil.

Estudantes engajados na preparação

Para muitos jovens que estão cursando o Ensino Médio, ingressar na faculdade é uma meta de vida, um sonho para a realização pessoal e profissional. O ENEM acaba sendo a porta de entrada para a concretização desse objetivo. Por isso, na rede estadual, as Coordenadorias Regionais de Educação fizeram um esforço coletivo, auxiliando para que todos os estudantes conseguissem assistir às aulas preparatórias. Na região da 9ª CRE, a Escola de Tempo Integral Venâncio Aires, em Cruz Alta, preparou uma sala de aula com televisão, permitindo que os alunos acompanhassem o conteúdo do primeiro aulão do Vamo pra Cima.

Os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Uruguaiana, que faz parte da 10ª CRE, também estavam ansiosos para o começo das aulas de reforço e revisão. Allan Louzada e Matheus Amaril, ambos de 17 anos e estudantes dos “terceirões” da EEEM Uruguaiana, compartilharam suas expectativas para o exame deste ano.

Allan Louzada demonstrou que, mesmo antes do projeto iniciar, já começou a intensificar os estudos: “Estou fazendo curso preparatório para o ENEM, tenho confiança de que vai dar certo. Meu plano é cursar a faculdade de agronomia.” Empolgado, ele ainda deixou um recado para os demais candidatos: “Bora fazer o ENEM, não só eu, mas várias pessoas, e que todos possam ser aprovados. E vamos assistir às lives da Seduc”, reforçou.

Matheus Amaril, por sua vez, revelou seu sonho: “Se eu passar nesse ENEM, espero que eu passe, quero fazer Educação Física. Sempre quis fazer esse curso, é meu sonho desde criança.” Sobre sua preparação, Matheus contou: “Estou me preparando, tenho estudado em casa. Estou achando muito bom o horário das lives da Seduc, porque é depois do horário das aulas e também do horário de trabalho.”

No sábado (31/8), a aula será dupla, com as matérias de Língua Portuguesa e de Física. O professor Noslen Borgen - com 5 milhões de inscritos no YouTube, 1,1 milhão no Instagram e 814 mil seguidores no TikTok - trará dicas sobre funções de linguagem, variação linguística e formas de texto verbal e não verbal. Já o professor Ramilton Batinga - vencedor do prêmio “Prof do Ano" pelo TikTok Awards 2023, com mais de 1 milhão de curtidas na rede do TikTok - abordará a disciplina de física, com foco em eletricidade, ondulatória e termologia.

Secretaria da Educação