Quem somos
No início do século XX, surgiram as primeiras escolas profissionais para suprir a demanda de mestres e contramestres. A Educação Profissional e Técnica (EPT) no Rio Grande do Sul se consolidou nos anos 60, com várias escolas agrícolas e industriais sendo criadas no estado. Esse período foi marcado por maior financiamento da EPT, parte de um projeto mais amplo para combater o analfabetismo e ampliar a representação da classe trabalhadora.
Influenciada pela cultura das diferentes ondas de imigrantes, especialmente europeus e africanos, e pelos aspectos geográficos da região, o Rio Grande do Sul adotou um especial interesse na formação profissional e técnica, refletido em 157 escolas de educação profissional espalhadas pelo território gaúcho.
A SUEPRO tem como missão promover a educação profissional regionalizada, capacitando profissionais para o mercado de trabalho. Propõe políticas, diretrizes e coordena ações para aprimorar a aprendizagem e os conhecimentos tecnológicos dos trabalhadores, incluindo a qualificação e requalificação de jovens e adultos, independentemente do nível de escolaridade.
Superintendente: Tomás Collier
Superintendente adjunto:
Diretor: Gesley Fernandes Pereira
Diretor adjunto: Emídio Gressler Teixeira
Diretora: Raquel Padilha da Silva
Diretora adjunta: Betina Roehe Monteiro
Diretora: Alyne Garcia Jobim
Diretora adjunta: Jesiane Marion Fernandes