Núcleos de Inovação para o Trabalho (NIT)
Núcleo de Inovação para o Trabalho - NIT
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é a modalidade educacional que visa preparar os indivíduos para o mercado de trabalho, fornecendo habilidades práticas, conhecimentos técnicos e competências necessárias para desempenhar funções específicas em diversas áreas profissionais. A relação entre a Educação Profissional e a prática é essencial, pois a teoria aprendida em sala de aula precisa ser complementada e aplicada em situações reais de trabalho. De modo geral, a EPT visa a competência de um ser humano íntegro, atuante de maneira responsável e ética na vida em sociedade, podendo contribuir efetivamente para melhorar a justiça e a igualdade social no país. Assim, um recorte importante da EPT é a oferta de cursos livres, vinculados com as características regionais e com os aspectos específicos das comunidades em que as escolas estão localizadas.
Dessa maneira, no ano de 2022, foram criados os Núcleos de Inovação para o Trabalho (NITs), como uma proposta de complementar a Educação Profissional e Técnica (EPT). Eles contam com o apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), além de eventuais parcerias futuras. O propósito dos NITs é criar ambientes de qualificação profissional para estudantes, trabalhadores, empreendedores e micro/pequenos negócios, visando uma inserção qualificada e sustentável no mercado de trabalho, além de estimular a geração de emprego e renda conforme as necessidades socioeconômicas locais. Sua inserção nas comunidades tem o potencial de dinamizar as relações socioeconômicas locais, bem como pode proporcionar a diminuição dos índices de desemprego e evasão nas escolas estaduais, na medida em que os cursos de curta duração possibilitam a criação de condições educativas condizentes com a realidade/necessidade dos(as) estudantes e fortalecem os vínculos na comunidade.
Atualmente, estão em operação 31 Núcleos de Inovação para o Trabalho (NITs) em escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul:
CRE |
CIDADE |
ESCOLA |
IDT |
1 |
Porto Alegre |
ETE Parobé |
10568 |
2 |
Dois Irmãos |
EET Affonso Wolf |
5131 |
3 |
Taquari |
IEE Pereira Coruja |
15320 |
4 |
Caxias do Sul |
EET Caxias do Sul |
4383 |
5 |
Pelotas |
ETE João XXIII |
10006 |
6 |
Venâncio Aires |
EEEM Wolfram Metzler |
16543 |
7 |
Passo Fundo |
EEEP João de Césaro |
19024 |
8 |
Júlio de Castilho |
EEEM Vicente Dutra |
8054 |
9 |
Salto do Jacuí |
IEE Miguel Calmon |
11875 |
10 |
Alegrete |
CE Emílio Zuñeda |
1172 |
11 |
Capão da Canoa |
IE Riachuelo |
3885 |
12 |
Guaíba |
EEEP Dr. Sólon Tavares |
19026 |
13 |
Bagé |
EEEM Frei Plácido |
1903 |
14 |
Santo Ângelo |
ETE Presidente Getúlio Vargas |
12930 |
15 |
Erechim |
CE Haideé Tedesco Reali |
5700 |
16 |
Nova Bassano |
CE Pe. Colbachini |
9052 |
17 |
Três de Maio |
IEE Cardeal Pacelli |
15773 |
18 |
Rio Grande |
EEEM Brigadeiro José da Silva Paes |
11347 |
19 |
Santana do Livramento |
EEEB General Neto |
12570 |
20 |
Palmeira das Missões |
CE Três Mártires |
9458 |
21 |
Três Passos |
EEEM Águia de Haia |
15902 |
23 |
Vacaria |
ETE Bernardina Rodrigues Padilha |
16420 |
24 |
Cachoeira do Sul |
EEEB Borges de Medeiros |
2826 |
25 |
Tapera |
IEE Nossa Senhora Imaculada |
15172 |
27 |
Canoas |
EEEM Bento Gonçalves |
3851 |
28 |
Cachoeirinha |
ETE Marechal Mascarenhas de Moraes |
2999 |
32 |
Santo Antônio das Missões |
CE Tolentina Barcelos Gonçalves |
13141 |
35 |
Santiago |
IEE Professor Isaias |
12715 |
36 |
Ijuí |
ETE 25 de Julho |
7420 |
36 |
Ijuí |
IEE Guilherme Clemente Köehler |
7421 |
39 |
Carazinho |
EEPROCAR - Carazinho |
16940 |
Iniciou-se, em 2024, o processo de expansão de 10 novos Núcleos de Inovação para o Trabalho em escolas da rede rede estadual nos municípios de Taquara, Estrela, São Lourenço do Sul, Guaíba, Rio Grande, Alvorada, Gravataí, Viamão e Ijuí.
CRE |
Município |
Escola |
IDT |
2 |
Taquara |
Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato |
15232 |
3 |
Estrela |
Escola Estadual de Educação Profissional Estrela |
19008 |
5 |
São Lourenço do Sul |
IEE Dr Walter Thofehrn |
14066 |
12 |
Guaíba |
Colégio Estadual Augusto Meyer |
7025 |
18 |
Rio Grande |
Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas |
11282 |
18 |
Rio Grande |
I.E.E Juvenal Miller |
11367 |
28 |
Alvorada |
Professor Gentil Viegas Cardoso |
1389 |
28 |
Gravataí |
Colégio Estadual Barbosa Rodrigues |
6912 |
28 |
Viamão |
IEE Isabel de Espanha |
4316776 |
36 |
Ijuí |
Escola Estadual de Ensino médio Otávio Caruso Brochado da Rocha |
17142 |
O compromisso dos Núcleos de Inovação para o Trabalho (NITs) consiste em fornecer qualificação profissional de curta duração para estudantes e população. Enquanto objetivos específicos, lista-se:
I – promover e estimular a aprendizagem e a qualificação profissional de estudantes e suas comunidades de forma inovadora;
II – buscar a sustentabilidade socioeconômica do público-alvo dos NITs;
III – impulsionar a geração de trabalho, emprego e renda no Estado do Rio Grande do Sul;
IV – melhorar as condições de empregabilidade e a inserção dos estudantes no mundo do trabalho;
V – oportunizar acesso tecnológico qualificado relacionado a conhecimentos, saberes e competências profissionais necessárias com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais;
VI – reforçar as responsabilidades da Secretaria da Educação (SEDUC), Superintendência da Educação Profissional (SUEPRO) e das Coordenadorias Regionais da Educação (CREs) junto às comunidades locais.
Em suma, os Núcleos de Inovação para o Trabalho (NITs) operam com três principais pilares: qualificação profissional, inserção no mundo do trabalho e modernização das estruturas da Educação Profissional participantes do programa. O intuito da implementação dos NITS para a formação profissional complementar à comunidade é estabelecer o desenvolvimento de competências, voltadas para o mundo do trabalho, cujas ações mobilizem novas habilidades a fim de que os(as) estudantes, profissionais e agentes da comunidade estejam aptos a fortalecer as suas regiões e famílias no âmbito social-econômico.
Respaldo Normativo:
A oferta de cursos de qualificação profissional de curta duração, na forma de curso livre, é respaldada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96. A oferta desse tipo de curso e a expansão dos NITs são respaldadas pela Lei nº 10.069/2024, que institui a Política Estadual de Educação Profissional e Técnica do Estado do Rio Grande do Sul.
Requisitos para participação:
-
Instituições: Escolas técnicas ou de Curso Normal do âmbito estadual.
-
Público: Membros da comunidade em geral, com idade mínima de 16 anos completados até o início das atividades.
-
Docentes: Docentes com matrícula ativa na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul, que possam ter a sua carga horária ampliada, nunca em detrimento da sua disponibilidade para lecionar os componentes do currículo.
Como Participar?
As inscrições se dão de forma presencial na escola. O documento que orienta o processo de inscrição é o edital lançado pela escola, em cada início de semestre. O formato do curso é presencial.
Resultados alcançados nos últimos anos:
Os 31 NITs já qualificaram mais de 3000 pessoas, através de 260 opções de cursos nos eixos tecnológicos de Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Produção Alimentícia, Infraestrutura, Controle e Processos Industriais e Recursos Naturais.
Departamento Responsável:
SUEPRO - Diretoria Pedagógica - Divisão de Desenvolvimento Profissional
E-mail Focal para Contato e Dúvidas:
suepro-nit@educar.rs.gov.br
Links ou observações adicionais:
ORIENTAÇÕES OPERACIONAIS PARA NÚCLEOS DE INOVAÇÃO PARA O TRABALHO (NITs) - 2024/1