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Histórias pra Contar: encontro foca na importância do professor na manutenção do vínculo

Terceiro capítulo teve como público-alvo os professores da Rede Estadual de Ensino

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Paulo Fochi é coordenador do Observatório da Cultura Infantil e professor da Unisinos - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

No terceiro capítulo do projeto Histórias pra Contar, realizado nesta terça-feira, 27 de outubro, o doutor em Educação, coordenador do Observatório da Cultura Infantil e professor da Unisinos, Paulo Fochi, focou na importância do trabalho dos professores de Educação Infantil e Anos Iniciais para a manutenção do vínculo das crianças com a escola.

O encontro foi transmitido pelo canal no YouTube TV Seduc RS, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Centro de Gestão e Inovação (Cegin) e Departamento Pedagógico (DP). Mediado pelo especialista e pós-doutor em Inovação, Márcio Machado, o evento também contou com a participação da diretora adjunta do Cegin, Karina Menegazzo.

Segundo Fochi, as etapas da educação focadas em crianças pequenas têm desafios muito peculiares neste contexto de pandemia. “Quando começamos o isolamento social, pensávamos que teríamos dois ou três meses de atividades remotas e, depois, voltaríamos à presencialidade. Aos poucos, fomos entendendo que precisávamos atuar dentro de uma perspectiva de manutenção de vínculos, já que a escola é o único círculo social expandido para muitas crianças, e manutenção de espaço de produção simbólica”, pontua.

O especialista lembra que Educação Infantil não é um espaço de ensino, e sim um espaço de desenvolvimento integral do indivíduo. “Não podemos resumir a função da escola a dar conteúdos em nenhuma instância, muito menos neste momento no qual enfrentamos uma situação que nos expõe a um lugar de risco, lidando com o luto, a partir da perda de empregos, pessoas queridas, coisas conquistadas”, defende.

Fochi ressalta, ainda, que em muitas cidades a escola é o espaço público com maior capilaridade, o que faz com que as instituições tenham um papel importante de criar relações com as famílias, informar sobre políticas em andamento, entre outros. Pela observação do palestrante, o formato que mais tem funcionado para criar essa interação é a criação de grupos no WhatsApp. “Minha sensação era de que a escola e as famílias estavam muito distantes e, agora, acabaram se aproximando, para dar conta dessa situação das aulas remotas”, avalia.

Na visão do especialista, a formação humana e intelectual ocorre a partir de uma relação pessoalizada, e não em um contexto artificial, o que deve ser observado ao ministrar aulas remotas. “Entender como a família se envolve nesse processo é algo que precisa ser fortalecido, assim como compreender se as ações de envio de atividades por redes sociais e falas em live funcionaram e como as crianças estão se sentindo na relação com seus professores”, cita.

Projeto Histórias pra Contar

O projeto Histórias pra Contar é promovido pela Seduc, por meio do Cegin e do DP. Os encontros começaram nos dias 20 e 21 de outubro, tendo como foco o debate com os estudantes. As transmissões ocorrem sempre pelo canal do YouTube TV Seduc RS a partir das 14h.

O segundo encontro da segunda etapa, com foco no debate para os professores, ocorre no dia 29 de outubro com a participação de quatro especialistas: Paulo Sérgio Fochi, Gustavo Severo da Borba, Bruno Bittencourt e Dinara Dal Pai.

Programa Jovem RS Conectado no Futuro

O Jovem RS Conectado no Futuro é um programa estratégico que define as ações gestão e inovação da Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa promove o protagonismo do estudante por meio do empreendedorismo, da inovação e da criatividade nas escolas da rede.

A iniciativa conta com instituições parceiras como o Sebrae-RS, Unisinos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul), Educadigital, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, entre outros.

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