Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Escolas da Rede Estadual já podem se inscrever para participar da 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

Além dos trabalhos literários, estudantes de cinco CREs poderão participar da Mostra de Robótica

Publicação:

Foto da feira do livro de 2022
Projetos de incentivo à leitura fazem parte da programação tradicional da feira, envolvendo estudantes e professores - Foto: Cainan Silva | ASCOM Seduc

Estão abertas até o dia 29 de agosto as inscrições para os projetos da Secretaria da Educação (Seduc) na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com o tema “Emoções que ensinam, livros que transformam”, a iniciativa convida os estudantes da Rede Estadual a desenvolverem produções que dialoguem com a força da literatura e seu papel na formação integral.

O projeto “Minha Escola na Feira” está disponível aos interessados de todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e irá selecionar trabalhos estudantis que serão exibidos no estande da Seduc durante o evento. A ideia é incentivar a criatividade, valorizar o protagonismo juvenil e fortalecer o vínculo entre a escola e a cultura.

Além da tradicional exposição de trabalhos literários, estudantes de cinco Coordenadorias Regionais de Educação (1ª, 2ª, 12ª, 27ª e 28ª CRE) também terão a oportunidade de participar de uma mostra de robótica, que busca integrar tecnologia e leitura.

Elaborada de forma interdisciplinar, o trabalho amplia as possibilidades de aprendizagem e expressão dos estudantes, abordando o uso das novas tecnologias em conjunto com a literatura. A mostra acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, no espaço Território dos Parceiros.

O tema “Emoções que ensinam, livros que transformam: desenvolvendo habilidades socioemocionais através da leitura” foi escolhido para destacar o papel da literatura no desenvolvimento emocional e social dos estudantes. O objetivo é demonstrar que os livros oferecem uma ferramenta para explorar e compreender emoções, promovendo uma reflexão sobre sentimentos e comportamentos.

Além disso, a leitura estimula a empatia, permitindo que os leitores se coloquem no lugar de diferentes personagens e desenvolvam habilidades socioemocionais essenciais, como autorregulação e comunicação.

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição do projeto escolhido. Mais informações podem ser encontradas nos projetos enviados às escolas.

Projeto Minha Escola na Feira do Livro: https://forms.gle/7KeD6egrqAzkJq237 

Projeto de Robótica (1ª, 2ª, 12ª, 27ª e 28ª CRE): https://forms.gle/32xxtSiYPLM4RpSeA

Secretaria da Educação