Escola Nossa Senhora de Assunção: Viva e Deixe Viver é tema gerador de atividades
Publicação:
O meio ambiente é pauta recorrente em todos os espaços em que está presente a consciência de que é necessário preservá-lo. No decorrer da Semana Estadual do Meio Ambiente, de 5 a 12 de junho, é comum os educandários abordarem o tema. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Assunção, de Taquari, este senso de responsabilidade perante o meio ambiente perpassará todo o ano letivo, através do projeto que tem como tema gerador ?Viva e Deixe viver?.
A gestora do educandário, Ana Beatriz Bilhar Hartmann salienta que não faz sentido abordar o tema apenas por modismo ou na data específica, mas a escola, ao desenvolver atividades relativas ao assunto, deve estimular a participação de toda a comunidade. Ciente do papel da escola nesta luta, a instituição escolar realiza um projeto que pretende organizar e orientar atitudes concretas, construindo conhecimentos que alertem para a realidade do planeta e que interfiram nas mudanças de hábitos. O projeto se desenvolverá em três etapas. O primeiro trimestre enfocará o assunto Garantindo a vida, no segundo, o Planeta pede socorro e no terceiro se firmará um Compromisso com a vida.
As ações referentes ao primeiro trimestre já iniciaram no princípio do mês de abril, envolvendo toda a comunidade escolar, já se observando, neste espaço de tempo, alterações significativas e positivas nos hábitos dos escolares.
Marcando oficialmente o lançamento do projeto os alunos reuniram-se, no decorrer do mês de maio, para assistir a uma série de apresentações que motivassem a adesão ao plano de trabalho, dentre elas peças de teatro e danças. O resultado das ações delineadas e realizadas está exposto nas dependências da escola, formando uma Mostra de Trabalhos. Neste mês, para comemorar o aniversário do educandário, em 27 de maio, está desenvolvendo-se uma gincana que engloba o meio ambiente e solidariedade. Uma das tarefas propõe aos estudantes que escolham um espaço da escola e o transformem, dando assim a sua parcela de solidariedade para a instituição.