Escola do campo da 25ª Coordenadoria recebem melhorias
Publicação:
Escolas que atendem populações do campo no âmbito da 25ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que tem sede em Soledade, têm recebido recursos desde 2011 e 2012 para aquisição de parquinhos infantis e recursos tecnológicos (kits multimídia e sistema 3G para acesso à Internet) e reforma dos prédios, além de assessoria pedagógica adequada às suas realidades.
Na quinta-feira (6), foi assinada ordem de início de obra para construção de novos sanitários e outras melhorias, aguardadas há mais de dez anos, na EEEF Ventura Migliorini, localizada na comunidade de Gramadinho, no município de Ilópolis. A expectativa é de que a obra seja entregue em 60 dias. A escola tem uma peculiaridade: alunos da zona urbana utilizam transporte escolar pago por seus pais para estudar na EEEF Ventura Migliorini, situada em área rural. No mesmo dia, coordenadora da 25ª CRE, Celeste Teixeira, acompanhada pela adjunta Rozani Vaz e pelo engenheiro da 3º Coordenadoria de Obras de Estrela, Marco Shmidt, participaram da inauguração da reforma completa da EEEF José Ângelo Moroni, localizada na Linha Nona, município de Itapuca.
As ações integram a política educacional para o campo que está em processo de consolidação na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que tem como diretrizes orientadoras o respeito à diversidade das categorias sociais do campo (quilombolas, pecuaristas familiares, agricultores familiares, assentados, entre outras), garantir acesso às novas tecnologias com sustentabilidade ambiental e social e reverter a situação de abandono e esvaziamento verificadas em escolas do campo. A Seduc busca contribuir para o desenvolvimento de capacitações para que os jovens optem pela permanência no campo e, consequentemente, possa ser efetivada a sucessão familiar em propriedades rurais gaúchas, além da qualificação pedagógica e recuperação física das escolas.