Escola de Igrejinha oferece orientação profissional aos estudantes
O programa é uma parceria com a FACCAT e ocorrerá entre os meses de abril e maio
Publicação:

A conclusão do Ensino Médio é um marco na vida dos estudantes e pode gerar muitas dúvidas quanto ao futuro profissional. A professora de biologia da Escola Berthalina Kirsch, de Igrejinha (2ª Coordenadoria Regional de Educação), Letícia dos Passos, conta que também enfrentou essas incertezas. Quando estava prestes a se formar, achava que precisava ser médica: ela adorava os seres vivos. Foi só quando recebeu orientação vocacional é que entendeu o leque de possibilidades que a sua aptidão propiciava, optando, então, por estudar ciências biológicas.
Por entender a necessidade desse apoio, ela pensou, junto à equipe diretiva da escola, em como amparar os alunos nesta tomada de decisão. “Devido à pandemia e todos os transtornos causados por ela, percebi que deveríamos oferecer essa oportunidade aos estudantes do terceiro ano”, relata. Assim, surgiu uma parceria entre a escola e o Núcleo de Orientação Profissional e Carreira (NOPC), da Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).
Nesta primeira edição, que Letícia espera, aliás, ser a primeira de muitas, os encontros virtuais, com as cinco turmas do terceiro ano do Ensino Médio, ocorrem entre abril e maio. A ideia é trabalhar de forma direcionada os conflitos que os estudantes possam estar sentindo.
“Às vezes, o aluno já escolheu que quer cursar Direito, por exemplo, mas existem outras tantas áreas dentro do Direito. Então, é importante que ele conheça mais detalhadamente”, afirma.
Depois dos três encontros iniciais, os estudantes que sentirem necessidade podem ter uma conversa individual com as orientadoras. E, alguns deles, selecionados, irão ter oficinas e acompanhamento na própria faculdade até o fim do ano.
Embora nem todos os alunos estejam participando, a professora avalia que a iniciativa tem dados bons resultados. “A nossa parceria, no entanto, quer mostrar aos estudantes que eles podem se abrir para outros horizontes, como fazer uma graduação”, conclui.