Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

17° CRE promove Seminário de Prevenção à Violência

Evento da Cipave ocorrido em parceria com o município de Santa Rosa reuniu mais de 300 pessoas

Publicação:

Ação da Cipave promove Cultura da Paz em Santa Rosa
Ação da Cipave promove Cultura da Paz em Santa Rosa - Foto: 17° CRE
Por Diego da Costa/ 17° CRE

 A 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Secretaria de Desenvolvimento Educacional de Santa Rosa e o 10º Núcleo de Orientadores Educacionais do município promoveram no último dia 25 de outubro, por meio das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), o II Seminário de Boas Práticas na Prevenção à Violência. O evento que teve por objetivo promover a Cultura da Paz ocorreu na Capela do Colégio Salesiano Dom Bosco e contou com a presença de mais de 300 pessoas entre professores, pais e alunos.

 Segundo a coordenadora da 17ª CRE, Roseli Führ, o Seminário tem como finalidade dar a oportunidade de compartilhar experiências exitosas na prevenção e combate à violência. “Encontros como este valorizam a dedicação e o trabalho dos educadores junto à comunidade escolar”, afirma.  

Elaine Fonseca, assessora pedagógica da CIPAVE e Gestão de Conflitos da 17ª CRE, destaca que o seminário vem se qualificando e se aprimorando através das parcerias. “Graças ao empenho das escolas estamos conseguindo a cada ano aprimorar o nosso Seminário. A parceria com as forças de segurança e o apoio da comunidade em unir esforços são fundamentais para trabalharmos estas temáticas dentro das salas de aula”, explica.

Fernanda Broll de Carvalho, promotora de Justiça do município de Ijuí, palestrou sobre Justiça Restaurativa na Educação.  Ela destacou o uso de técnicas, em especial a mediação, o uso dos processos circulares e a comunicação não violenta para resolução de conflitos nas famílias e nas escolas.

No final do encontro ainda ocorreu a premiação do concurso de desenhos, textos e poesias com o tema “Paz, uma Vivência Possível”.

 

 

 

 

Secretaria da Educação