Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uso das tecnologias educacionais na Alfabetização é tema de encontro do Letramento Digital

Encontro contou com a presença da especialista em Neurocognição e Aprendizagem Gabriella Schorn

Publicação:

Capacitação em Letramento Digital debateu as Tecnologias Educacionais para os Anos Iniciais nesta quinta (25)
Capacitação em Letramento Digital debateu as Tecnologias Educacionais para os Anos Iniciais nesta quinta (25) - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, realizou mais um encontro do período de Letramento Digital das Aulas Remotas da Rede Estadual de Ensino. A live desta quinta-feira, 25 de junho, teve como tema as “Tecnologias Educacionais para os Anos Iniciais”. A capacitação, que visa fornecer aos professores o conhecimento para a preparação de aulas no formato não presencial, segue até o dia 26 de agosto. As transmissões ocorrem pela página da Seduc no Facebook e no canal do Youtube TV Seduc RS.

00:00:00/00:00:00

Capacitação em Letramento Digital - Tecnologias Educacionais para Anos Iniciais

Capacitação em Letramento Digital - Tecnologias Educacionais para Anos Iniciais Gabriella Schorn - Especialista em Educação Infantil, graduada em Letras e mestranda em Educação Crédito: TV Seduc RS

Conduzida pela mestranda em Educação e especialista em Neurocognição e Aprendizagem Gabriella Schorn, a palestra tratou, entre outros temas, sobre o cenário educacional atual diante da pandemia; a oportunidade de mudanças por meio das tecnologias digitais; o perfil dos alunos nascidos após o ano de 2010; e a avaliação da prática pedagógica na migração para o ensino híbrido.

“Temos que entender o perfil atual das crianças e adolescentes. Principalmente aqueles que nasceram após 2010. São os primeiros num mundo predominantemente digital e nós, professores, temos que fazer esta reflexão na alfabetização”, explica.

Ainda, de acordo com ela, é preciso entender o que é viável dentro da realidade de cada aluno. “O acesso de cada estudante ocorre de forma muito particular. Principalmente neste momento de transição. Temos que construir estratégicas pedagógicas diferenciadas e proporcionar a interação no ambiente virtual”, completa a especialista.

A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, salienta que o momento de pandemia apresenta desafios, mas, conforme ela, esta transição para o modelo híbrido de ensino se faz necessária para prover a educação para os estudantes da melhor forma possível. “Nós estamos buscando, por meio das capacitações, oferecer recursos e novas práticas que viabilizem este novo modelo de aprendizagem”, destaca.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital serão abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

 

 

Secretaria da Educação