UFPR acompanhará implantação do Ensino Médio Politécnico
Publicação:

A implantação do Ensino Médio Politécnico será acompanhada por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na tarde da terça-feira (12), a professora Dra. Monica Ribeiro da Silva, esteve reunida com o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, para falar sobre o interesse da UFPR em pesquisar os resultados da implantação do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul. A pesquisadora informou que o grupo de pesquisa é constituído por 11 educadores que estão analisando as consequências do Ensino Médio Inovador, programa do Ministério da Educação (MEC) presente em escolas públicas de 25 Estados da Federação.
De acordo com Mônica, o interesse no Rio Grande do Sul advém da ousadia do Estado em ter uma proposta própria que está vinculada às novas diretrizes nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE). Segundo ela, o Ensino Médio Inovador foi constituído para que seja um indutor de outros projetos nos Estados. Porém, apenas o Rio Grande do Sul está dentro desta concepção. ?Queremos entender como a ideia da politecnia está sendo incorporada. As novas práticas de organização nas escolas e a produção de outra relação com o conhecimento?, sinalizou.
A proposta da pesquisa foi acolhida por Azevedo que também vai acompanhar o trabalho como pesquisador. Um novo encontro com o assessor técnico do gabinete da Pasta, Jonas Reis, foi agendado durante o Seminário Nacional do Ensino Médio que acontece entre os dias 26,27 e 28 desde mês em Brasília. A coleta de dados e entrevistas nas escolas deve começar no mês de agosto.