Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudos de Aprendizagem Contínua movimentam Rede Estadual até 16 de maio

Publicação:

Estudantes em sala de aula participam de atividade com recorte de figuras impressas em folhas
Atividadas intensivas são realizadas em todas as 2.320 escolas da Rede Estadual, com foco na recuperação de aprendizagens - Foto: Divulgação | ASCOM Seduc

Desde o começo desta semana, durante a transição do primeiro para o segundo trimestre letivo, os Estudos de Aprendizagem Contínua (EAC) começaram a ser intensificados nas 2.320 escolas da Rede Estadual. A metodologia, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), envolve um conjunto de ações pedagógicas que tem o objetivo de reforçar e recuperar as aprendizagens dos estudantes. As atividades de estudo focado seguem até o dia 16 de maio.

As ações contemplam todos os níveis da Educação Básica, incluindo as Modalidades de Ensino — como Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação Indígena, Educação Especial, EJA e Curso Normal. A prioridade é dada aos estudantes cujos resultados indicam defasagens ou resultados insatisfatórios.

De acordo com as necessidades identificadas, as escolas realizam essa intervenção, oferecendo atividades de recuperação que podem incluir exercícios complementares ou outras possibilidades pedagógicas. Os estudantes que já alcançaram o nível adequado podem agir como mentores, de modo a auxiliar os colegas com a ajuda dos professores. Além disso, a Seduc disponibiliza materiais de apoio, como os Cadernos de Aprendizagem Contínua em Língua Portuguesa e Matemática.

Estudantes em sala de aula participam de atividade com cartões de palavras em espanhol.
Os próprios estudantes que já alcançaram os resultados de aprendizagem podem atuar como mentores, auxiliando os colegas - Foto: Divulgação | ASCOM Seduc

Os EAC permitem monitorar o progresso de cada estudante da Rede Estadual, revisando metas e estratégias em sala de aula, inclusive com a possibilidade de alteração da expressão de resultado a qualquer momento do ano letivo.

Além de fortalecer o processo de ensino, os EACs também buscam garantir equidade, com atenção especial a estudantes em situação de vulnerabilidade, como negros, indígenas e quilombolas. A aprendizagem, nesse contexto, é entendida como uma construção coletiva, marcada pela troca de diferentes saberes entre professores e estudantes.

O calendário letivo de 2025 ainda contará com as atividades no final do segundo e do terceiro semestre.

Secretaria da Educação