Estudos de Aprendizagem Contínua movimentam Rede Estadual até 16 de maio
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Desde o começo desta semana, durante a transição do primeiro para o segundo trimestre letivo, os Estudos de Aprendizagem Contínua (EAC) começaram a ser intensificados nas 2.320 escolas da Rede Estadual. A metodologia, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), envolve um conjunto de ações pedagógicas que tem o objetivo de reforçar e recuperar as aprendizagens dos estudantes. As atividades de estudo focado seguem até o dia 16 de maio.
As ações contemplam todos os níveis da Educação Básica, incluindo as Modalidades de Ensino — como Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação Indígena, Educação Especial, EJA e Curso Normal. A prioridade é dada aos estudantes cujos resultados indicam defasagens ou resultados insatisfatórios.
De acordo com as necessidades identificadas, as escolas realizam essa intervenção, oferecendo atividades de recuperação que podem incluir exercícios complementares ou outras possibilidades pedagógicas. Os estudantes que já alcançaram o nível adequado podem agir como mentores, de modo a auxiliar os colegas com a ajuda dos professores. Além disso, a Seduc disponibiliza materiais de apoio, como os Cadernos de Aprendizagem Contínua em Língua Portuguesa e Matemática.

Os EAC permitem monitorar o progresso de cada estudante da Rede Estadual, revisando metas e estratégias em sala de aula, inclusive com a possibilidade de alteração da expressão de resultado a qualquer momento do ano letivo.
Além de fortalecer o processo de ensino, os EACs também buscam garantir equidade, com atenção especial a estudantes em situação de vulnerabilidade, como negros, indígenas e quilombolas. A aprendizagem, nesse contexto, é entendida como uma construção coletiva, marcada pela troca de diferentes saberes entre professores e estudantes.
O calendário letivo de 2025 ainda contará com as atividades no final do segundo e do terceiro semestre.