Seppir e Seduc discutem educação em comunidades quilombolas
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A secretária de políticas para comunidades tradicionais da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Ivonete Carvalho, reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (11), com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Participaram do encontro, realizado no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, integrantes do Departamento Pedagógico, e da Diretoria Geral da Seduc, juntamente com representantes da Secretaria de Estado da Cultura e de movimentos sociais. Foi debatida a implantação da Lei 10.639 nas escolas de comunidades quilombolas. A lei trata da inclusão, nos currículos escolares, da História e Cultura Afro-Brasileira.
A secretária Ivonete apresentou o Programa Brasil Quilombola, que na área de educação, prevê a distribuição de material didático, a capacitação de professores e a construção de escolas e salas de aula. Segundo a secretária o Rio Grande do Sul tem 143 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. Muitas dessas comunidades ainda não têm a demarcação das terras, o que provoca conflitos com os não quilombolas e gera dificuldades para as escolas trabalharem com o tema. A secretária Ivonete sugeriu que os laudos antropológicos, que identificam a comunidade como quilombola, e os levantamentos realizados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) sejam utilizados como referencias para a elaboração de uma proposta pedagógica para as escolas de comunidades quilombolas.