Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seminário de mentoria pedagógica analisa aprendizagem dos estudantes gaúchos e projeta ações para a Pauta Pedagógica

Publicação:

A imagem mostra autoridades na frente do cartaz da Mentoria Pedagógica
Evento de formação contou com a presença da Secretária Adjunta da Educação, Stefanie Eskereski - Foto: Gustavo Perez | ASCOM Seduc
Por Luciana Mismas

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, entre terça e quarta-feira, 03 e 04 de setembro, o encontro de Mentoria Pedagógica. Realizado no auditório do Instituto de Educação General Flores da Cunha, o evento conta com a participação de mentores e chefias pedagógicas das 30 Coordenadorias Regionais da Educação.

A Mentoria Pedagógica é um programa com foco em qualificar o processo de ensino e aprendizagem, combatendo a evasão escolar e diminuindo os índices de reprovação. Durante os dois dias de formação, serão analisados os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2023 e a apresentação de estratégias para o desenvolvimento da Pauta Pedagógica.

O subsecretário de Desenvolvimento e da Educação Básica, Marcelo Jerônimo, destacou que uma das principais iniciativas deste primeiro ano de implementação do programa tem sido a ressignificação de algumas práticas, entre elas a avaliação e o diálogo com as escolas. “Vocês estão revolucionando o nosso estado. Há um ano, iniciamos o trabalho de mentoria, indo às escolas não como fiscal, mas sim como um parceiro, que tem a preocupação de levar as ações e estratégias pedagógicas da Seduc e também de sentir as dores e os desafios que as escolas enfrentam, construindo soluções em conjunto. Já estamos colhendo resultados”, afirmou Marcelo Jerônimo.

Imagem dos mentores no auditório
A formação com os mentores foi realizada no auditório do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre - Foto: Gustavo Perez | ASCOM Seduc

A Secretária Adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, também esteve presente no evento, onde agradeceu a confiança dos envolvidos e garantiu que todas as considerações e pontos de melhorias discutidos ao longo da formação servirão para aperfeiçoar as políticas públicas. Aos mentores, Stefanie fez um destaque especial: “Vocês são peças muito importantes para que tudo que estamos imaginando aconteça. Queremos chegar em cada escola e em cada aluno diariamente. Para isso, precisamos estar próximos das escolas, e quem consegue fazer isso são vocês. Então é importante que vocês entendam cada projeto, ideia e material da Seduc, pois vocês são os porta-vozes de tudo isso. A mentoria é uma troca, e todos crescem com essa interação”.

Stefanie assegurou ainda o pagamento do benefício da bolsa que os mentores irão receber. "Queremos que vocês saibam que seu trabalho é valorizado, apreciado e é prioritário. Vocês estão envolvidos em uma das ações mais importantes para alcançarmos nossos objetivos com cada estudante," finalizou a secretária adjunta.

Os participantes do encontro irão vivenciar práticas, compreender e fazer uso pedagógico dos resultados das avaliações para discutir e elaborar ações de melhoria da aprendizagem e a troca de vivências e percepções entre os mentores.

Secretaria da Educação