Seminário Cipave mostra resultado das parcerias nas escolas
Diretoras falaram dos benefícios aos alunos após entidades voluntárias atuarem nos estabelecimentos de ensino
Publicação:

Gestores escolares da Capital, entidades apoiadoras e autoridades da Educação participaram, na manhã desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa, do Seminário do Programa das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). Durante o evento, diretores de seis escolas de Porto Alegre expuseram as melhorias trazidas aos alunos desde fevereiro, quando receberam a ajuda dos chamados Parceiros da Cipave.
Presente em mais de 95% da rede estadual, a Cipave inovou este ano. Buscou parceiros como Ongs, OAB e outros órgãos que, de forma voluntária, possam ajudar alunos com palestras e outras ações preventivas contra a violência. Seis escolas mostraram os resultados obtidos com a atuação, desde fevereiro, dessas parcerias.
“Além de vermos os resultados, este seminário nos permite celebrar o congraçamento de muitas parcerias em torno do trabalho da Cipave. O governo do Estado tem trabalhado intensamente as parcerias com as mais diversas organizações da sociedade, e a área da Educação tem sido beneficiada”, lembrou o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer. “O trabalho desenvolvido pela Cipave já colhe frutos e está mudando para melhor a realidade das escolas gaúchas”, elogiou o secretário.
Antes das apresentações das diretoras de escolas, os presentes assistiram a uma performance dos alunos da orquestra do Colégio Tiradentes, de Porto Alegre. Com instrumentos de sopro, percussão e teclado, eles apresentaram o Hino Nacional e vários sucessos internacionais da música pop. Em seguida, o poeta Bruno Negrão, representante da ação Tribo nas Trilhas da Cidadania, contou um pouco sobre o trabalho de seu grupo e foi bastante aplaudido ao declamar duas poesias, de sua autoria, retratando a realidade da maioria das escolas gaúchas.
Superando expectativas
“Recebemos o apoio do Amigo Acolhedor e, sinceramente, eu não esperava resultados tão bons. Até os alunos ficaram surpresos com o acolhimento que tiveram. Tivemos ainda o Papo de Responsa, e foi excelente, pois usam a linguagem certa para lidar com os alunos”, declarou a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Monte Líbano, Ângela Martins.
Confira mais fotos
Presidente da Ong Amigos Solidários e voluntário da Fundação Milton Campos, Vitor de Alcântara relatou para do trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Julio de Castilhos, o Julinho. “Através de palestras e outras ações, combatemos a droga e, também, o consumo de álcool nas escolas. O Rio Grande do Sul é o Estado com maior consumo de bebidas entre alunos do ensino médio, a gente já flagrou até estudantes que traziam bebida alcoólica nas térmicas, fingindo ser água para chimarrão. Temos de acabar com isso”, disse.
Nos municípios
Coordenadora da Cipave, Luciane Manfro lembrou que o programa, recentemente, começou a ser implantado em escolas municipais de 43 cidades gaúchas. “É um incentivo ainda maior para buscar a paz no ambiente escolar. Há muito trabalho a ser feito, mas quando vemos os resultados, temos convicção de que estamos no caminho certo”, afirmou.
O 26 de junho marca o aniversário de seis anos da Cipave, criada em 2012 pela lei 14.30, de autoria da então deputada estadual Maria Helena Sartori. “Não só a data, mas todo o trabalho que foi feito até aqui, é motivo de comemoração”, enalteceu a diretora do Departamento de Justiça da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Ana Maria Severo.
Participaram ainda do seminário a secretária-adjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Iara Wortmann, e a vereadora de Porto Alegre Comandante Nádia, além de representantes de pelo menos 70 escolas da Capital.
Escolas que falaram ontem sobre as parcerias iniciadas em fevereiro:
EEEF Nossa Senhora da Conceição
EEEF Venezuela
Colégio Estadual Júlio de Castilhos
EEEF Tito Marques Fernandes
EEEF Monte Líbano
EEEM Otávio Rocha
Parceiros da Cipave:
Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Irmãos Quiróz, Escola da Vida Brahma Kumaris, Seicho No Ie, Parceiros Voluntários, FAders, Papo de Responsa, Amigos Solidários, Secretaria Estadual de Sáude, Vida Urgente, Escoteiros do Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil e Brasil sem Grades.