Segunda etapa da vacina contra vírus HPV começou na segunda-feira
Publicação:
Começou na última segunda-feira, 1º de setembro, a segunda etapa da vacina contra o vírus HPV para meninas de 11 a 13 anos que já haviam tomado a primeira dose da vacina. De acordo com a responsável pela Saúde Escolar da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) ? Santa Maria, Maria da Graça Siqueira, a vacinação será oferecida tanto nas escolas quanto nos Postos de Saúde de Santa Maria. A aplicação da dose nas escolas acontece a partir de um agendamento entre as escolas e a Secretaria Municipal de Saúde do município.
A primeira dose foi aplicada em março deste ano. A segunda dose, aplicada seis meses depois da primeira, é essencial para garantir a proteção contra o HPV, vírus que está associado com o aparecimento do câncer de colo de útero.
O HPV é um vírus que infecta a pele e possui mais de 200 variações diferentes, e a maioria aparece através de verrugas e, geralmente em locais escondidos. O vírus é umas das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero, sendo a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres. A vacina ofertada pelo SUS é eficaz na proteção de mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus. É preciso tomar a 2ª dose para estar protegida.