Seduc realiza ato pela eliminação da discriminação racial
Publicação:

Na manhã desta segunda-feira (21), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou uma cerimônia que marcou o início das atividades em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e Xenofobia ? 21 de março - instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, declarou que o ato tinha como objetivo reafirmar o compromisso da Seduc na luta contra todas as formas de discriminação. ?O evento de hoje marca o compromisso de Secretaria da Educação com a luta contra todo tipo de discriminação. Precisamos alimentar, de forma permanente e consciente, as políticas de formação que orientam essas práticas. Nosso governo tem compromisso com a história dos movimentos populares, e a Educação tem o papel de transmitir e recriar culturas que não multipliquem os exemplos de preconceito, apontando os estudantes para a verdadeira democracia, e destruindo os mitos que, infelizmente, ainda vigoram. O espaço educacional tem obrigação de tratar dessas questões, recriando paradigmas de igualdade e justiça social entre os homens? declarou o secretário.
Representando o governador Tarso Genro, o chefe de gabinete, Vinicius Wu, relembrou as ações do governador enquanto Ministro da Educação e completou: ?Sabemos que não poderíamos resolver séculos de discriminação em apenas oito anos. Mas, a superação da desigualdade racial é um passo inadiável para a construção da democracia plena?, disse.
Azevedo recebeu do deputado estadual Raul Carrion, o Estatuto Estadual da Igualdade Racial, sancionado pelo governador Tarso em 19 de janeiro deste ano. O evento também contou com apresentação do Grupo de Capoeira do Mestre Ari e a apresentação do hino Pan Africano, interpretado pela cantora Claudia Quadros, além do Grupo Cantoria que encerrou a cerimônia.
Prestigiaram o evento a secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, Márcia Santana, o representante do Fórum Permanente de Educação e Diversidade, Waldemar de Moura Lima, e o coordenador da Diversidade da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), do Ministério da Educação (MEC).
Mostra da diversidade
Dando continuidade à programação do dia, no saguão do restaurante do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), ocorreu uma feira afro-indígena com artesanato e produtos diversos referentes à temática do dia. Com o intuito de divulgar o trabalho dessas culturas, na mostra havia mais de 20 mini estandes expondo uma variedade de materiais. A agenda do evento se encerra às 17h30 com a apresentação do cantor Dante Ramon Ledesma.