Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc oficializa apoio institucional à Blitz contra Aedes no RS

Iniciativa de associações comunitárias de moradores e bairros lança campanha contra mosquito da Dengue

Publicação:

Secretaria de Educação apoia "Blitz contra Aedes no RS"
Secretaria de Educação apoia "Blitz contra Aedes no RS" - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Na manhã desta segunda-feira (14), na sede da Seduc, o secretário de Educação, Ronald Krummenauer, recebeu representantes do Departamento de Meio Ambiente da Federação Rio-grandense das Associações Comunitárias de Moradores e Bairros (FRACAB). O encontro que teve o intuito de divulgar a campanha “Blitz contra Aedes no RS”, de iniciativa comunitária, contou com a oficialização do apoio institucional da Secretaria Estadual de Educação. O objetivo da campanha é conscientizar e mobilizar os alunos do ensino básico da rede pública escolar a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o secretário Ronald Krummenauer, é preciso ressaltar a importância de projetos que vão além das iniciativas do poder público. “Ficamos muito contentes que as representações comunitárias não fiquem aguardando somente pelo poder público para organizar campanhas. A FRACAB está de parabéns em desenvolver este trabalho e tem todo o nosso apoio”, ressalta.

Para Carmem Amaral, coordenadora geral do Departamento de Meio Ambiente da FRACAB, a ideia é envolver o público jovem, aluno do ensino básico da rede pública e comunidade em geral com a proposta de torná-los vigilantes permanentes. A campanha ainda conta com uma revista em quadrinhos, um botton adesivo, um CD com a música da campanha, ações de música e artes cênicas e atividades com personagens. “A meta é envolver o maior número de crianças e jovens para a promoção da saúde e da cidadania. Precisamos enfrentar a proliferação do Aedes e com o apoio do poder público tudo ficará mais fácil”, explica.

As ações de combate ao mosquito vetor de doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya também integrarão as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), como afirma a responsável pelo projeto, Caren Fortunato: “O combate ao mosquito e a formação de uma cultura de vigilância é um dos doze itens fundamentais da intersetorialidade a serem trabalhados nas ações do PSE”, destaca.

 

 

Secretaria da Educação