Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc inicia série de encontros voltados aos alunos sobre as Aulas Remotas

Primeira live do “Tipo aula: de aluno para aluno” ocorre nesta quinta-feira (27)

Publicação:

Cartaz da primeira edição do evento
Primeira edição terá o tema “Descomplicando o ensino remoto” - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Centro de Gestão e Inovação (Cegin), passará a promover uma série de lives de capacitação voltada para alunos nesta quinta-feira, 27 de agosto. Nomeadas “Tipo Aula: de aluno para aluno”, as transmissões acontecerão às quintas-feiras, às 14h. O tema da primeira edição será “Descomplicando o ensino remoto”. Clique aqui para acessar.

O formato das lives será semelhante ao utilizado nos vídeos do Letramento Digital – serão aulas de capacitação, com informações e conhecimentos sobre as ferramentas do Google For Education usadas nas Aulas Remotas, como Google Sala de Aula, e-mail educacional, Chrome, Drive, Documentos e Meet. Alunos da Rede Estadual de Ensino participação dos encontros virtuais, trazendo depoimentos e dicas para o uso dos recursos tecnológicos.

Ao contrário do Letramento Digital, que é voltado para docentes, o Tipo Aula será apresentado em uma linguagem pensada para os alunos. Quem ministrará as lives serão integrantes do Projeto E-duca.Digital que atuam como tutores no projeto, com a participação de alunos da rede.

Segundo Márcio Machado, professor do Letramento Digital que participa da organização do Tipo Aula, a ideia das lives voltadas para estudantes veio de docentes. “Vários professores disseram que alunos também precisavam de um Letramento Digital. Apesar de ficar à disposição para todos no YouTube, o Letramento tem uma linguagem diferente da que os estudantes estão acostumados. Nossa ideia é fazer algo bem simples, uma espécie de tutorial”, explica.

O principal objetivo com o Tipo Aula, conforme Machado, é facilitar a vida dos professores, evitando que eles precisem ensinar suas turmas a usarem a plataforma. “Queremos fazer com que os alunos entendam os recursos tecnológicos do Google For Education e consigam fazer a interação com seus professores de maneira fácil”, pontua.

Secretaria da Educação