Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc finaliza ciclo de encontros da Formação para Professores da Educação Especial

Evento foi realizado entre os dias 23 e 26 de novembro e contou com mais de 22 mil visualizações no YouTube e no Facebook

Publicação:

Cfredito
Crédito: - Foto: Seduc
Por Diego da Costa

Com mais de 22 mil visualizações no canal do YouTube TV Seduc RS e na página da Seduc no Facebook até o momento, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) finalizou o ciclo de encontros da “Formação para Professores nas Áreas Específicas da Educação Especial” nesta quinta-feira, 26 de novembro.

Dando destaque para as ferramentas digitais de suporte para a Educação Especial, a live do quarto e último encontro abordou a utilização de aplicativos e jogos interativos para promover a inclusão e acessibilidade de alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação.

Mediado pela diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, o evento trouxe a presença do pedagogo, intérprete de Libras e professor de Tecnologias Educacionais Assistivas, Douglas Francisco de Mello Neves, conhecido pelos alunos como Doug Alvoroçado.

Confira o material das Plataformas Digitais para o Letramento através do link: gg.gg/profsrsee

 

“A Educação Especial se faz com quatro processos muito simples: conhecer a fundo o aluno, elaborar um planejamento conforme os conhecimentos já adquiridos pelo estudante, promover experiências pedagógicas inovadoras e avaliar as metodologias planejadas e executadas durante o processo de aprendizagem. São dicas valiosas que podem modificar completamente o aproveitamento dos conteúdos destes alunos”, destaca o docente Doug Alvoroçado.

O professor ainda deu dicas de aplicativos, como o Stoodi, Toontastic, Socratic, Autocap, Science Journal, Audio Acordes e Bigvu, que podem ser usados em sala de aula. “São todas ferramentas incríveis que auxiliam nas mais diversas formas de comunicação e incluem recursos audiovisuais conforme a necessidade do aluno”, reitera.

Conforme a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, o objetivo é realizar o aprofundamento destas formações para a Educação Especial ao longo de 2021. “Estamos tendo, neste excepcional ano de 2020, apresentações no formato de lives, em função da pandemia de coronavírus. Sabemos das dificuldades de acesso que algumas pessoas podem ter, mas não podemos nos eximir de compartilhar este valioso conhecimento sobre o uso das ferramentas digitais na Educação Especial. Agradeço ao professor Doug Alvoroçado por sua brilhante participação durante estes quatros dias”, enaltece.

Para a coordenadora da Educação Especial da Seduc, Mirian Bulsing, a formação e os conhecimentos repassados durante os encontros vão contribuir diretamente na prática pedagógica dos alunos. “Eu tenho certeza de que todas estas informações e dicas vão qualificar o trabalho pedagógico da Educação Especial do nosso Estado. Eu agradeço aos nossos colegas que se engajaram e produziram esta capacitação. Foram quatro dias de muito aprendizado para todos”, elogia.

00:00:00/00:00:00

Formação para Professores da Educação Especial

Formação para Professores da Educação Especial Crédito: TV Seduc RS

Formação para Professores nas Áreas Específicas da Educação Especial

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promoveu, entre os dias 23 e 26 de novembro, a “Formação para Professores nas Áreas Específicas da Educação Especial”. Os encontros ocorreram sempre às 10h e foram transmitidos pelo canal do YouTube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook, com 60 minutos de duração.

Os eventos apresentaram temáticas relacionadas aos recursos para Comunicação Alternativa e Ampliada, Tecnologia Assistiva e Acessível, Plataformas Digitais para o Letramento e Ferramentas de Suporte para a Educação Especial.

Doug Alvoroçado

Doug é pedagogo; professor de Tecnologias Educacionais Assistivas – TICs e Mídias Digitais; mestre em Educação Básica PPGEB/UERJ; pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado; além de tradutor e intérprete de Libras

Secretaria da Educação