Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc entrega notebooks e kits de robótica para escolas de tempo integral da rede estadual

Publicação:

Diretor-geral da Seduc e equipe da 28ª CRE acompanharam a entrega à escola
Diretor-geral da Seduc e equipe da 28ª CRE acompanharam a entrega à escola - Foto: Bruna de Bem
Por Bruna de Bem

Mil notebooks estão sendo entregues em 17 escolas de ensino integral da rede estadual. Além dos computadores, kits de robótica também estão sendo destinados para aprimorar os conhecimentos em tecnologia de aproximadamente 2.600 alunos. Na última semana, o diretor-geral da Secretaria da Educação do RS (Seduc), Guilherme Corte, fez a entrega desses materiais na Escola Estadual de Ensino Médio Setembrina, localizada no bairro Tarumã, em Viamão (28ª Coordenadoria Regional de Educação).

Agora, os cerca de 300 alunos do tempo integral da Setembrina contam com o auxílio de 120 notebooks para seus estudos durante o período que passam na escola. A instituição de ensino também recebeu 60 kits de robótica, que irão compor a sala maker. “É muito bom estar aqui e ver que a grande maioria dos alunos retornaram às aulas presenciais. Aproveitem estes equipamentos, que nada mais são do que um direito de vocês. Esse é um momento de aprender, e aprender ainda mais com materiais novos”, explicou o diretor-geral da Seduc, Guilherme Corte, que representou a secretária da Educação, Raquel Teixeira, durante a entrega.

Conforme o diretor da Escola Setembrina, Ednilson José Roesler, a instituição ainda conta em seu laboratório de informática com netbooks,  que já foram reformados e seguem com bom funcionamento até hoje. “Acredito que a educação se faz pela presencialidade, mas aqui todos precisamos nos reinventar com as tecnologias e mesmo antes da pandemia, nossos professores já aplicavam atividades online com os alunos, já vinham fazendo formações digitais”, conta ele, que, com muito orgulho, relembra que cada parte da escola, inclusive a área externa, conta com acesso a wi-fi, as salas de aulas disponibilizam projetores para garantir a interatividade das aulas de todos os professores e a escola possui até mesmo drones. O estudante do 6º ano, João Victor Hespanhol, 12 anos, ficou empolgado ao ver a possibilidade de montar um robô com rodinhas por meio do kit recebido. “Não vejo a hora de poder aprender como funciona todos esses aparelhos”, explicou.

Os notebooks entregues possuem tela de 14 polegadas, sendo destinados para uso dos alunos de tempo Integral. O investimento total é de quase R$ 2,3 milhões, recursos oriundos do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, do Governo Federal. Também recebem os notebooks as escolas Itália e Piratini (Porto Alegre), A.J.Renner (Montenegro), Fernando Ferrari (Campo Bom), Adelina da Cunha (Parobé), Cassiano do Nascimento e Professora Sylvia Mello (Pelotas),  Hermes Pintos Affonso (Jaguarão), Francisco Brochado da Rocha (São Sepé), Dr. Paulo Devanier Lauda (Santa Maria), Farroupilha (Bagé), Professor Carlos Loréa Pinto (Rio Grande), Senador Salgado Filho (Alvorada), Padre Nunes (Gravataí), Padre Francisco Garcia (São Borja).

Secretaria da Educação