Seduc apresenta o projeto Nossa Primeira Terra
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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Superintendência da Educação Profissional (Suepro) apresentou nesta terça-feira (25), o projeto Nossa Primeira Terra, do Programa Nacional de Crédito Fundiário. A iniciativa é uma linha de financiamento, desenvolvida pelo governo federal com o objetivo de possibilitar aos jovens a oportunidade de permanecer no campo e contribuir para o desenvolvimento rural. Vários diretores, coordenadores de cursos das escolas agrícolas e interlocutores nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) conheceram a proposta.
Na abertura da atividade o diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Seduc, Glauber Lima, representando o secretário de Estado da Educação Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, citou as diversas ações que vêm sendo desenvolvidas pela pasta. O diretor superintendente da Suepro, Pedro Luiz Maboni, ressaltou a importância do financiamento
O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Sul (MDA) Nilton Pinho de Bem, foi o painelista da manhã. De Bem descreveu o projeto de financiamento em parceria com a Seduc, que pela proposta irá oferecer crédito de forma simplificada e com menos juros para aquisição de terras aos alunos egressos das 24 escolas técnicas agrícolas da rede estadual. O programa também estabelece que o jovem tenha entre 18 e 24 anos e não ultrapasse renda anual de 15 mil reais.
Durante o debate que se seguiu os educadores apresentaram questionamentos sobre a o auxílio técnico à propriedade, que poderá ser feito pela Emater. Foi discutido também a idade a ser atingida (18 a 24 anos), que poderá ser flexibilizada e a possibilidade de que formados há mais tempo também possam contar com o crédito, visando ampliar a oportunidade.
À tarde o grupo assistiu um vídeo sobre biogás, cujos fundamentos científicos do processo de produção contribuem pedagogicamente para a construção curricular do ensino médio integrado à educação profissional. Os diretores, coordenadores de cursos e interlocutores receberam uma cópia do Caderno Outro paradigma é possível ? subsídios para o debate.