Secretário Faisal Karam visita Escola Técnica Celeste Gobatto, em Palmeira das Missões
Roteiro pelo Norte do Estado inclui ainda os municípios de Santo Ângelo, Ijuí e Santa Rosa
Publicação:

O secretário estadual de Educação, Faisal Karam, visitou na tarde desta quarta-feira, 25 de setembro, a Escola Técnica Celeste Gobbato, em Palmeira das Missões, no Norte do Estado, em sua primeira atividade na região em um roteiro que inclui ainda as coordenadorias regionais de Santo Ângelo (14ª); Ijuí (36ª); e Santa Rosa (17ª) e segue até sexta-feira, dia 27. Karam pôde conhecer a estrutura da escola técnica, que é referência no Rio Grande do Sul também na formação de profissionais na área técnica, na inovação, iniciação científica e empreendedorismo.
Com cerca de 280 alunos, divididos nos cursos de Ensino Médio e Técnico em Agropecuária, Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Agropecuária Subsequente, a Escola Celeste Gobbato ainda possui 200 residentes.
No local, além da pesquisa, eles aprendem toda a teoria e prática em mais de 200 hectares com lavouras de milho, produção de hortigranjeiros e criação de gado de corte e de leite, suínos, ovinos, e pequenos animais. Da produção agrícola, a escola mantém uma agroindústria de rapadura, queijo, doce de leite e geleia – o que faz a escola autossustentável e proporciona aos estudantes uma alimentação orgânica e saudável. “Os alunos aprendem a dar valor ao alimento, pois participam de todo o processo, do plantio ao consumo, explica o diretor, Luiz Carlos Cosmann.
São, ao todo, 17 Unidades Educativas de Produção, que envolvem o estudo e o trabalho prático. “As escolas agrícolas oferecem mais do que a vivência prática dos conteúdos teóricos. São experiências que ajudam na formação social das pessoas - destaca Karam. O secretário lembra ainda que grande parte dos egressos têm emprego garantido no mercado, e são realmente protagonistas do seu futuro.
Vinícius Cosmann, 17 anos, é estudante da instituição de ensino e, atualmente, ele e seus colegas, com o apoio dos professores, desenvolveram um projeto que transforma resíduos de carvão vegetal em um agroquímico que não causa agressão ao meio ambiente. O projeto já recebeu diversos incentivos e será apresentado em evento no México, em novembro.
O roteiro da Secretaria da Educação, que conta ainda com a participação do diretor geral, Paulo Magalhães, esteve também em visita à Coordenadoria Regional de Educação de Palmeira da Missões (20ª CRE) e nesta quinta-feira, 26 de setembro, estará em Santo Ângelo.
Confira mais fotos