Secretário Alcoba visita escolas Rafaela Remião e Gema Belia, em Porto Alegre
Publicação:

O secretário estadual de Educação, Luís Alcoba, esteve na manhã desta quarta-feira (21) nas escolas Rafaela Remião, na Lomba do Pinheiro, e Gema Belia, no Jardim Carvalho, ambas na Capital. As visitas haviam sido solicitadas por estudantes que participam das reuniões do Fórum Farol do Futuro.
Na Escola Rafaela Remião, Alcoba foi recebido pela diretora Célia Apolônio e por alunos que integram o Grêmio Estudantil. Célia apresentou as principais demandas do estabelecimento de ensino, a maioria na área de infraestrutura, como a construção de uma quadra coberta e de um refeitório. A diretora também pediu a contratação de vigilantes.
Para atender parte da demanda de infraestrutura, a escola recebeu recentemente um repasse de R$ 130 mil. A definição de qual obra deverá ser priorizada e a contratação da empresa deverá ser realizada pela própria direção, ouvindo a comunidade escolar.
Em relação à demanda por vigilantes, Alcoba informou que o governador José Ivo Sartori enviou recentemente projeto de lei à Assembleia Legislativa, em regime de urgência, para aumentar o valor da gratificação especial de retorno à atividade de policiais militares inativos para atuar na Secretaria de Segurança Pública e na BM. A intenção é recontratar até 500 PMs aposentados para atuar, entre outras funções, no policiamento de escolas.
?Vamos priorizar a alocação de um PM aqui na escola?, disse o secretário.
Já no Instituto Professora Gema Angelina Belia, Alcoba foi recebido pela diretora Claudete Camargo. Ela apresentou a estrutura do estabelecimento de ensino, que possui cerca de mil alunos. As necessidades principais também são obras de infraestrutura ? a construção de um muro e a reforma do sistema elétrico -, já que o prédio recebeu apenas pequenos reparos nas últimas décadas. Um processo para a execução das melhorias tramita na Secretaria da Educação e um engenheiro da Seduc, inclusive, já fez uma avaliação das condições do sistema elétrico.
Foto: Leonardo Ozório/ACS Seduc.