Secretária Raquel Teixeira prestigia lançamento de livros de aluna autista da Escola Estadual Vila Prado
Maria Eduarda Guerin, “a Duda”, tem 16 anos e é escritora e ilustradora. Ela lançou a sua quarta obra nesta segunda-feira (4)
Publicação:

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, esteve presente, nesta segunda-feira, 4 de abril, na cerimônia de lançamento dos livros “A princesa da Torre” e “O príncipe Azul”, da aluna Eduarda Guerin, de Sapucaia do Sul. A “Duda”, como é conhecida na Escola Estadual Vila Prado, é autista. Ela é autora e ilustradora das obras, além de tocar flauta, violino e cantar. A estudante de 16 anos também escreveu mais dois livros que já foram lançados junto com a mãe, Rosemari Guerin. São eles: “Minha Amiga Autista” e “A Princesa Autista”.
“Cada um de nós tem uma história única e enxerga a vida de uma forma diferente. Por isso, mais importante do que incluir é nós termos a consciência de que o mundo é diverso. Temos que enaltecer a diversidade. É isso que faz o mundo ter a riqueza que tem. Viva as diferenças. Eu parabenizo a Duda, a sua mãe, seus familiares, os professores e a direção desta escola por valorizar esse talento e incentivar este grandioso trabalho”, destaca Raquel Teixeira.

Maria Eduarda Guerin conta que sempre gostou de ler e adorava os gibis da turma da Mônica. Ela vibra com o momento e fala sobre a importância de todas as pessoas serem respeitas e estimuladas naquilo que mais gostam. “Acreditem em si mesmos, porque os sonhos de Deus são maiores que os nossos. Temos que entregar tudo nas mãos dele. O que seria de nós se não fosse a Educação? Eu escrevi estes livros para que as pessoas não tivessem uma visão tão preconceituosa e espero ter colaborado para que os autistas sejam melhores compreendidos”, afirma.

A diretora da Escola Estadual Vila Prado, Naira Molon, fala sobre o talento da Duda e suas múltiplas habilidades, tanto para escrever como para tocar instrumentos e cantar.
“Nós procuramos trabalhar a questão da inclusão em sala de aula, pois temos diferentes alunos com deficiência. Fazemos toda a parte da disciplina do Projeto de Vida com eles. A Maria Eduarda é muito talentosa e dedicada naquilo que faz. Estamos muito felizes por este momento que prestigia ela e incentiva que outros estudantes se aprimorem naquilo que desejam”, explica.
A mãe da Duda, Rosemari Guerin, celebra o lançamento dos livros:
“Se as crianças aprenderem literaturas como a da minha filha, poderemos ter uma geração menos preconceituosa e com menos casos de bullying. Este é um momento muito lindo e premia toda a luta dela”, declara.
Presenças
Ainda estiveram presentes no evento a coordenadora da 27ª CRE, Mara Maria Valandro; além de autoridades e representantes do município de Sapucaia do Sul.
Confira mais fotos: