Secretária Raquel Teixeira prestigia alunos da Rede Estadual na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre
Titular da pasta conheceu projetos de alunos da comunidade Kaingang e a Mostra de Robótica das escolas da 27ª CRE
Publicação:
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, esteve presente nesta segunda-feira, 7 de novembro, prestigiando os alunos das escolas estaduais que apresentam os projetos de incentivo à leitura na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, no estande da Seduc.
Entre os temas abordados pelos estudantes ao longo da Feira, estão: ênfase no incentivo à leitura, Educação Étnico-Racial, conscientização sobre a proteção do meio ambiente, além de projetos desenvolvidos em escolas indígenas. Os alunos utilizam práticas didáticas de leitura, atividades lúdicas com a utilização de materiais recicláveis, robótica e decoração. A ação envolve mais de 100 pessoas entre professores e alunos e a expectativa de público é de até 10 mil leitores até o dia 15 de novembro, data de encerramento da Feira.
Nesta tarde, apresentaram-se duas escolas da comunidade Kaingang. São elas: Escola Indígena Faustino Ferreira Doble, de Cacique Doble, com o trabalho “Conscientização sobre o meio ambiente com o mundo dos números e as letras”; e a Escola Indígena Toldo Coroado, de Benjamin Constant do Sul, com o projeto “Ler e Calcular para Continuar a Aprender”.
Além destas duas, em espaço alternativo no Memorial do Rio Grande do Sul, na Sala Moacyr Scliar, a 27ª CRE, de Canoas, também estava com atividades dos alunos expostas. A Mostra de Robótica, que reuniu representantes de diversas instituições de ensino, e a Mostra das Escolas Criativas, com projetos elaborados pelas escolas que integram o projeto na região.
Conforme a secretária Raquel Teixeira, a participação dos alunos na Feira do Livro de Porto Alegre e a elaboração dos projetos de incentivo à leitura é uma atividade extremamente essencial.
“Estes ótimos trabalhos, feitos por nossos estudantes e professores, inspira os leitores à leitura, à magia dos livros, dos escritores e das emoções. Este é um espaço que a Rede Estadual tem que ocupar e participar cada vez mais”, destaca.
Sobre as escolas indígenas da comunidade Kaingang, visitadas e conhecidas pela secretária Raquel, a titular da pasta ressalta que esta é uma excelente oportunidade para a valorização da cultura indígena e, ao mesmo tempo, de fortalecer a aprendizagem oral e escrita.
“Inovação não é somente tecnologia, é mais do que isso. É preciso estar bem resolvido com a sua tradição, até para você se inserir melhor na modernidade que o mundo hoje requer”, reitera.
68º Feira do Livro de Porto Alegre
A Mostra de Projetos Extracurriculares de incentivo à leitura ficará disponível para visitação até o dia 15 de novembro, data de encerramento da 68º Feira do Livro de Porto Alegre. O evento abriga que uma das principais feiras a céu aberto da América Latina desde 1955. Neste ano, receberá 71 expositores, mais de 150 autores e uma grande programação que inclui diversas atrações culturais.
Confira a lista das escolas estaduais participantes
Escola Matias de Albuquerque – 1ª CRE
Escola Willian Richard Schisler – 1ªCRE
Escola Antônio Vicente da Fontoura – 24ª CRE
Escola Rio Jacuí – 24ª CRE
Escola Professora Ana Job – 3ª CRE
Escola Indígena Romeu Koe'ju – 14ª CRE
Escola Amélio Fagundes – 17ª CRE
Escola Francisco José Damke – 17ª CRE
Colégio Alcebíades Azeredo dos Santos – 28ª CRE
Escola Indígena Faustino Ferreira Doble – 15ª CRE
Escola Indígena Toldo Coroado – 15ª CRE
Escola Tenente Portela – 21ª CRE
Escola Feliciano Jorge Alberto – 21ª CRE
Escola Porto Alegre – 1ª CRE
Escola Bandeirante – 7ª CRE
Escola Trajano Machado - 7ª CRE
Escola Salomão Iochpe – 7ª CRE
Escola Prof. Carimela P. Bastos – 20ª CRE
Escola José Cañellas – 20ª CRE
Escola Cacique Neenguiru – 20ª CRE
Instituto Estadual São Francisco Xavier – 32ª CRE
Escola São Jeronimo – 32ª CRE
Escola Padre João Baptista Réus – 32ª CRE
Escola Dr. Bozano – 36ª CRE
Escola Técnica 25 de Julho – 36ª CRE
Instituto de Educação Vicente Dutra – 8ª CRE
Escola Dr. Antônio Xavier da Rocha – 8ª CRE
Escola Dr. Victor Hugo Ludwig – 27ª CRE
Colégio Apolinário Porto Alegre – 35ª CRE
Escola Cônego João Batista Sorg – 39ª CRE
Confira mais fotos: