Secretaria de Ciência e Inovação visita escola em Estrela
Publicação:
Após destacarem-se na 8ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (FECITEP), as alunas Andresa Wendt e Larissa Locatello, pesquisadoras da Escola Estadual Nicolau Mussnich, de Estrela (3ª Coordenadoria Regional de Educação ? CRE) receberam na terça-feira (9) a visita do diretor técnico Luciano Andreatta, da Secretaria de Estado da Ciência e Inovação, que conheceu pessoalmente o projeto de substituição de energia das estudantes. A intenção da escola é dar continuidade ao projeto, que prevê a troca da energia elétrica pela solar e executá-lo no ginásio de esportes da instituição.
Andreatta demonstrou satisfação ao conhecer o projeto, fruto da proposta de pesquisa no Ensino Médio Politécnico em sala de aula, e destacou que trabalhos deste porte são surpreendentes por serem desenvolvidos em sala de aula. Após uma apresentação detalhada por parte dos professores orientadores do projeto, Andreatta propôs uma busca de recursos, para poder incluir o plano no edital de orçamento para o ano de 2015.
Depois de quase um ano de pesquisas desenvolvidas durante o Seminário Integrado, o projeto, que tem custo aproximado de R$ 16 mil, pode tornar-se realidade para os mais de mil alunos do educandário. Andresa Wendt, uma das autoras da pesquisa, cita que o objetivo inicial do projeto era atrair a atenção da sociedade para novas formas de transformação de energia. ?Buscamos aproximar esta tecnologia de grande potencial energético da realidade de toda a comunidade escolar, mostrando que fontes de energia sustentáveis não são inacessíveis?, afirma.
O encontro também contou com a presença da titular da 3ª CRE, Marisa Bastos, direção e professores da escola, além do diretor administrativo da Tecnovates, Eloni Salvi, que incentivou as alunas e convidou-as para dar prosseguimento à pesquisa, utilizando a estrutura do Pólo Tecnológico Incubado da Univates, universidade do Vale do Taquari.