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Secretária da Educação reúne-se com MEC para tratar do Pisa e do transporte escolar

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A secretária estadual da Educação tem, nesta quarta-feira, 12 de dezembro, nova reunião com o grupo interministerial que está dando nova forma ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). Em Brasília, representando o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Mariza Abreu discute com o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, André Lázaro, modificações no programa que trata do financiamento do transporte de estudantes da Educação Básica em todo o País. Para 2008, o MEC deve ampliar sua linha de financiamento, repassando recursos, também, para o transporte dos estudantes do Ensino Médio na rede pública. Outra pauta da viagem da secretária gaúcha a Brasília é um encontro com o presidente do Inep/MEC, Reynaldo Fernandes, para avaliar os resultados do Pisa 2007 (Programa Internacional de Avaliação dos Alunos). Embora seja uma avaliação externa entre países, este ano o Governo Federal divulgou para a imprensa dados comparando resultados entre os Estados. A informação surpreendeu os secretários estaduais de Educação, já que os dados resultantes do Pisa ? uma prova amostral ? não são coerentes com resultados dos estudantes das Unidades Federadas em avaliações aplicadas pelo MEC, como o Saeb e o Enem. No Pisa 2007, os estudantes do Rio Grande do Sul ficaram em terceiro lugar nas áreas de ciências e matemática e, em leitura, chegaram à sétima colocação. De acordo com o Inep, a Região Sul foi a que apresentou o melhor desempenho nas três áreas de conhecimento. Em segundo lugar, ficou o Centro-Oeste, em Matemática e Ciências, e o Sudeste, em Leitura. As duas regiões também se revezaram no terceiro lugar. A Região Norte ficou na quarta posição e o Nordeste apresentou os índices mais baixos nas três áreas de avaliadas. Ao tomar conhecimento do resultado, na última terça-feira, 4 de dezembro, a secretária Mariza Abreu avaliou a incongruência dos dados. A gestora gaúcha apontou que, nos testes aplicados no País, os alunos gaúchos aparecem na frente do Distrito Federal e de Estados como Santa Catarina, Rondônia e Paraná, por exemplo, que, no Pisa, estão melhor colocados. A participação do Brasil no Pisa tem como objetivo situar o desempenho dos alunos do País no contexto da realidade internacional. O Brasil se encontra, por exemplo, no grupo de países que têm mais de 50% dos estudantes com dificuldades para utilizar a leitura como ferramenta de construção do conhecimento.
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