Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretaria da Educação promove live sobre programa Jovem de Futuro

Publicação:

Foto de um print da live Embarque Fundamental II: Programa Jovem de Futuro
Transmissão contou com a presença da secretária da educação, Raquel Teixeira, e do subsecretário Marcelo Jerônimo - Foto: Divulgação ASCOM | Seduc

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta segunda-feira (16/09), uma live para discutir os próximos passos do programa Jovem de Futuro na rede estadual de ensino, que inicia uma etapa voltada para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Transmitido ao vivo no canal da TV Seduc RS, no YouTube, o encontro contou com a participação da secretária da Educação, Raquel Teixeira, e do Subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo. Com uma abordagem direcionada ao trabalho dos mentores, professores, técnicos e diretores de escolas, eles apresentaram as características do projeto para a gestão escolar. 

Criado em 2007, o Jovem de Futuro foi ampliado nacionalmente em 2012, sendo um programa do Instituto Unibanco implementado em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Possui como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e o combate à desigualdade por meio de métodos e instrumentos de gestão educacional. No Rio Grande do Sul, o programa começou a ser construído em 2023, alcançando 696 escolas de Ensino Médio. A partir de agora, o projeto será estendido para outras 650 escolas estaduais, que oferecem exclusivamente os Anos Finais do Ensino Fundamental. 

Na sua fala de abertura, Raquel ressaltou que um dos pontos de destaque da iniciativa é a busca pela redução do abandono e da evasão escolar, incentivando a conclusão dos estudos. “Se analisarmos quais são os estudantes que ficam pelo caminho, são os mais vulneráveis: os mais pobres, negros, pardos e indígenas, exatamente aqueles que precisamos incluir se queremos, de fato, construir um país mais justo e com igualdade racial”, afirma.

Ela também salientou que os métodos do programa, a partir do compartilhamento de dados, permitem identificar desafios, agindo de forma a promover a equidade na educação. "Queremos uma rede estadual que tenha orgulho dos seus resultados de aprendizagem. Nosso trabalho é garantir que nossos estudantes tenham condições de se desenvolver na vida com qualidade e dignidade,  que ajudem suas famílias e a comunidade, impulsionando o nível do seu entorno. A escola é o elemento que faz a diferença. É na sala de aula que a gente muda o país”, destaca.

Formação e implementação do programa Jovem de Futuro

Durante o encontro, Marcelo Jerônimo detalhou o cronograma de implementação do programa nas escolas de Ensino Fundamental, com previsão de adesão e rotinização até 2027. Inicialmente, será oferecida uma formação, no formato assíncrono, na Trilha Digital do Circuito de Gestão, com foco no sistema utilizado para implementar o circuito. A capacitação, que possui oito horas de duração, está disponível até o dia 1º de novembro, no Portal da Educação RS.  

O Circuito de Gestão é baseado na metodologia do ciclo de PDCA, que envolve um  processo contínuo de planejamento, avaliações de etapas e aperfeiçoamentos. Entre os pilares da gestão do Jovem de Futuro, estão o foco no estudante, com atuação para incentivar a conclusão do ensino e o desenvolvimento das aprendizagens nas etapas adequadas; a coerência interna, envolvendo o alinhamento das ações entre escolas, Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e a Seduc; e as vivências e melhorias constantes da gestão a partir de situações práticas.



Secretaria da Educação