Secretária da Educação participa de reunião para implantação do ProJovem no Rio Grande do Sul
Publicação:
A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, participou de uma reunião nesta quinta-feira, 10, com o secretário Nacional de Juventude, Luiz Roberto de Souza Cury, para conhecer o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano) do Governo Federal. Durante o encontro, Cury informou que, na primeira fase do programa, a União firmou parceria com as prefeituras de capitais de Estados ou municípios com mais de 200 mil habitantes. Na nova fase, o ProJovem Urbano fará parcerias com os governos estaduais para implantar o programa em cidades com menos de 200 mil habitantes.
O projeto é destinado para jovens que não concluíram o Ensino Fundamental. O objetivo da Secretaria Nacional de Juventude é atender 29 mil jovens com idade entre 18 e 29 anos até 2010 com a ampliação do projeto para cidades com um número menor de moradores.
De acordo com dados da Secretaria Nacional de Juventude, obtidos por meio da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006, o Rio Grande do Sul possui cerca de 195 mil jovens na faixa etária que se encaixam dentro do perfil do ProJovem Urbano. No Brasil, esse número salta para 59 milhões de jovens que não possuem escolaridade completa.
Para Mariza Abreu, a Secretaria Estadual da Educação (SEC) vai estudar a possibilidade de assinar o termo de compromisso com o Governo Federal para a implantação do projeto no Estado. ?Vamos avaliar possíveis parcerias com a iniciativa privada para oferecer o ProJovem aos gaúchos. Todas as iniciativas para melhorar as condições de vida da nossa juventude devem ser implementadas, principalmente desse número tão expressivo de jovens sem acesso à escolaridade básica e sem oportunidade de emprego?, declarou Mariza Abreu.
O ProJovem foi implantado em 2005 e prevê a capacitação de jovens com idade entre 18 e 29 anos, no Ensino Fundamental, com qualificação profissional em alguma área específica, além de noções de cidadania. O Governo Federal é o responsável por repassar a verba para os Estados e municípios, pela capacitação dos professores, envio do material didático e pagamento de uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00.