Secretaria da Educação homenageia mulheres no Dia Internacional da Mulher
Publicação:

O Dia Internacional da Mulher, na Secretaria Estadual da Educação (SE), foi marcado com atividades artísticas, culturais e o painel ?A Mulher e suas conquistas?, ministrados por profissionais que obtiveram conquistas relevantes para a educação pública do Estado.
O painel abordou as vitórias que as mulheres vêm obtendo com o decorrer do tempo na sociedade. Repletas de realizações profissionais em suas carreiras, as educadoras Iara Wortmann, Maria Augusta Feldmann, Neuza Canabarro e Maria Helena Sartori, além da procuradora do Município de Porto Alegre, Mercedes Rodrigues e do economista Gustavo Ioschpe, puderam passar aos profissionais da SE suas opiniões sobre a valorização das mulheres na sociedade. O painel foi coordenado pela diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria, Ione Osório.
Foi abordado, também, a importância que os profissionais da educação têm em relação ao desenvolvimento de uma nação. Hoje, no Brasil, 81% dos profissionais desta área são mulheres e daí o seu papel decisivo na construção de um país melhor.
Outra questão abordada no painel, foi a diferença salarial que há entre homens e mulheres. A professora e deputada estadual, Maria Helena Sartori, lembrou que ?no mundo, 40% dos trabalhadores são mulheres, mas em relação ao sexo oposto, há uma grande disparidade salarial na ocupação do mesmo cargo, por isso, a mulher tem ainda muito o que conquistar?.
O Secretário da Educação, José Fortunati, saudou às funcionárias da SE neste dia 8 de março, dizendo que todos os esforços têm que ser feitos para a abertura de mais espaço às mulheres. ?Cada um de nós está lutando para que as mulheres ganhem cada vez mais espaço na sociedade, ocupem cargos importantes em grandes empresas e, principalmente, na área da educação, onde são maioria e têm fundamental importância para a formação do cidadão do futuro?, salientou o Secretário.
Por outro lado, Fortunati ressalta a questão da violência sofrida pela mulher, principalmente aquela ocasionada por maridos, pais, irmãos, filhos e vizinhos. ?Temos consciência deste problema e sabemos que, se cada um ajudar, denunciando os casos que ocorrem a sua volta, podemos diminuir os casos de violência à mulher, que é um problema social mundial?, finaliza.
À tarde, atividades artísticas como declamação de poemas e apresentação musical de funcionários da SE, deram prosseguimento às festividades do dia.