SEC promove ações de apoio à comunidade na Escola Estadual Bahia
Publicação:
A Secretaria Estadual da Educação (SEC), por intermédio da Equipe de Saúde Escolar (Esae), está prestando trabalho de assessoramento e apoio à comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, em Porto Alegre. O objetivo da ação é conscientizar e prevenir a violência, após a agressão ocorrida na última segunda-feira, 23, entre uma aluna e a professora.
A ação pedagógica na Escola Estadual Bahia já faz parte dos trabalhos feitos pela Esae desde 2005. As atividades correspondem a promoção da saúde e prevenção de agravos. De acordo com a coordenadora da Esae da região onde fica a Escola Estadual Bahia, Maria de Fátima Galarza Rosa, o trabalho iniciado nesta semana é tratado como uma ação extra devido ao episódio.
?A equipe da Esae está promovendo essa ação específica de cultura da paz na escola e prevenção da violência, para que junto com a comunidade escolar, busquemos a resolução e para evitar novos casos como o ocorrido recentemente. Entretanto, além de ações para prevenir a violência, trabalhamos continuamente com as escolas na promoção da saúde e formas de prevenção às drogas, gravidez na adolescência, além de outros temas de cunho social?, explicou Maria de Fátima.
Segundo a profissional, nestes dias, a equipe da Esae está organizando reuniões com os professores, direção e alunos da Escola Estadual Bahia, para juntos buscarem um entendimento e reflexão do fato ocorrido, além de formas de prevenção de novos casos de violência.
Após esse primeiro momento, a equipe da Esae planeja se reunir com os pais e responsáveis dos alunos, para juntos refletirem e buscarem formas de promover a paz não só no âmbito escolar, mas também dentro da comunidade onde a instituição de ensino está localizada.
Saúde Escolar
A Saúde Escolar da SEC trabalha desde 2005 em nove escolas pólos em Porto Alegre, que por intermédio de suas Esae?s atendem as escolas da capital, além de possuir representações nas Coordenadorias Regionais da Educação (CRE?s), que atendem as escolas no restante do Estado. O trabalho é desenvolvido por meio de ações educacionais como oficinas, palestras, eventos e reuniões em grupo, que têm como objetivo promover qualidade de vida, estimular o convívio participativo das comunidades escolares e instigar o desenvolvimento da cidadania.