SEC inicia processo de avaliação da aprendizagem dos alunos gaúchos
Publicação:

Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio das escolas estaduais foram os primeiros a participar das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers 2008), que teve início nesta terça-feira, 2, nas cerca de 2,7 mil escolas da rede. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), segue até sexta-feira, 5, e reúne também instituições municipais e estabelecimentos particulares que aderiram à metodologia de avaliação externa, visando verificar os níveis de aprendizagem de seus alunos. Cerca de 300 mil estudantes, só da rede estadual, devem participar das provas nesta semana.
A secretária adjunta da Educação, Salete Cadore, acompanhou o andamento das provas na Escola Técnica Estadual Parobé, em Porto Alegre. Ela explicou que a partir dos resultados do Saers será possível orientar as políticas públicas educacionais. ?As escolas que tiverem um resultado abaixo do esperado deverão receber apoio da SEC para melhorar o rendimento dos alunos, assim como já aconteceu este ano?, ressaltou.
Salete Cadore afirmou que a SEC está estimulando o uso dos dados educacionais por parte dos professores para correção de eventuais erros na prática pedagógica em sala de aula. ?Estamos implementando capacitações como forma de orientar os educadores no que se refere ao aprimoramento da aprendizagem dos alunos. Isso está sendo feito com base nos resultados de 2007 e deverá ser intensificado após a divulgação do desempenho dos estudantes em 2008?, concluiu.
A avaliação externa do sistema de ensino estadual está inserida entre as ações do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, do governo do Estado. Quarta-feira, 3, ocorrerão as provas da 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental, e na quinta-feira, 4, é a vez dos alunos da 2ª série/3º ano do Ensino Fundamental. As escolas rurais encerram a avaliação na sexta-feira, 5. O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) está conduzindo a aplicação das provas.
As disciplinas avaliadas pelo Saers são Português e Matemática e o sistema utiliza as mesmas escalas de conhecimento dos exames do Ministério da Educação (MEC), que estabelecem análise de proficiência calculada de zero a 500 pontos. No caso da 2ª série do Ensino Fundamental, nadisciplina de Matemática, a foi concebida uma escala própria para a avaliação estadual, pontuada entre zero e 1.000.
No quadro geral do Saers 2007, os alunos da 2ª série atingiram 152,3, em Português, e 762,4, em Matemática. Na 5ª série, as médias ficaram em 202,4 e 211,1 em Português e Matemática, respectivamente. No 1º do Médio, foram registrado 249,8, em Português, e 263,2, em Matemática.