SEC e MEC estudarão política de governo para incentivo à graduação de professores na área das Ciências
Publicação:
A Secretaria Estadual da Educação (SEC) tem até o dia 20 de outubro para encaminhar ao Ministério da Educação (MEC) um levantamento, por município, do número de professores de ensino médio que atuam nos componentes curriculares de matemática, biologia, química, física e Língua Estrangeira e quantos destes profissionais têm habilitação para tal. Esta foi a tarefa que a Coordenadora da Divisão de Ensino Médio da SEC, Elena Dapper, trouxe da reunião do Programa Emergencial de Formação de Professores de Ciências, promovida pelo Conselho dos Secretários de Estado da Educação (CONSED), que ocorreu em Brasília nesta terça-feira, dia 05.
Segundo Elena, o objetivo do Ministério é tomar conhecimento de cada Estado quanto a falta de professores nestas disciplinas, já que o número de profissionais que se formam a cada ano é preocupante. ?De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do MEC, de 1999 a 2001, apenas 1.277 professores foram graduados no curso de Química, o mesmo número vale para o curso de Física?, exemplifica a coordenadora, acrescentando que nem todas as pessoas que concluem o curso ingressam no magistério, já que o campo de trabalho destas áreas é mais amplo e atraente.
Elena, disse ainda, que estes dados serão analisados na próxima reunião da Comissão de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (CAPEMP), a qual irá formalizar proposta de política aos Estados na busca do saneamento do problema da falta de professores nestas disciplinas, o qual atinge todo o país. ?Estamos muito satisfeitos com a iniciativa do MEC em colaborar com os Estados na busca de alternativas de incentivo para que mais professores realizem curso de graduação para os componentes curriculares que abrangem o Ensino Médio e que apresentam defasagem?, finalizou Elena.