Representante da SEC conhece aparelho do controle digital de freqüência
Publicação:
O chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Ricardo Gothe, esteve na manhã desta sexta-feira, dia 03, em Gravataí, para conhecer o funcionamento de um dos modelos de aparelho que controlará a freqüência dos alunos nas escolas da rede pública estadual e municipal. Na oportunidade estiveram presentes o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Jairo Jorge, além de representantes da Prefeitura Municipal de Gravataí.
O projeto de freqüência digital está em fase de teste em diversos estados brasileiros, entre eles o Rio Grande do Sul. Na Escola Municipal Idelcy Silveira Pereira, visitada hoje pela manhã, constatou-se o bom funcionamento do aparelho nos testes feitos com alunos da 6ª série da escola. No modelo apresentado, pode ser utilizado tanto cartão magnético quanto a impressão digital do aluno. A implantação do controle digital em todo o país custará cerca de R$ 150 milhões.
Segundo Ricardo Gothe, a implantação deste projeto é importante para que se tenha controle da vida escolar do aluno, mesmo que ele tenha mudado de rede de ensino. "O importante neste projeto é que o aluno terá um cadastro onde poderemos controlar a vida escolar. Saberemos se ele está realmente freqüentando as aulas e também teremos controle do índice de evasão escolar".