Referenciais curriculares orientam professores
Publicação:
Para melhorar a qualidade da Educação oferecida às crianças e jovens gaúchos, o governo do Estado lançou os cadernos Lições do Rio Grande. Em setembro de 2009, a Secretaria da Educação começou a entregar às escolas estaduais os cadernos com a proposta de referencial curricular para a rede pública de ensino.
No material constam as habilidades, competências cognitivas e conteúdos mínimos que devem ser desenvolvidos com os alunos em cada série dos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. Os referenciais curriculares estão separados em cinco volumes, de acordo com quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os cadernos deverão ser utilizados para auxiliar as equipes pedagógicas das escolas estaduais na elaboração dos planos de estudos para 2010.
Para orientar o magistério sobre a utilização dos referenciais, também está sendo implementada uma formação continuada para 21.400 docentes da Educação Básica, como parte do Projeto Professor Nota 10, que integra o Programa Estruturante Boa Escola para Todos. A partir da iniciativa, serão oferecidas aos professores estratégias de intervenção pedagógica que favoreçam a construção da aprendizagem e do conhecimento.
A formação continuada e os cadernos Lições do Rio Grande representam uma ação de política pública coordenada pelo governo do Estado. A iniciativa deve ser implementada em conjunto com professores que atuam nas escolas estaduais, visando nortear os trabalhos em sala de aula.