Redes municipais e escolas particulares aderem ao Saers
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Quarenta das redes municipais e 22 da rede particular de ensino vão se somar às mais de 13 mil turmas pertencentes a escolas estaduais participantes do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers). As inscrições para aderir ao Saers seguem até segunda-feira, 15 de outubro. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) e com o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), ocorrerá entre os dias 26 e 29 de novembro, com o objetivo de analisar e aprimorar os níveis de aprendizagem dos estudantes gaúchos.
Representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais, que irá conduzir o processo de avaliação, estiveram reunidos nesta quarta-feira, 10 de outubro, com os coordenadores regionais de Educação, durante encontro no Centro Administrativo, em Porto Alegre. Na oportunidade, a coordenadora do CAEd, Letícia Salgado, apresentou a equipe que ficará responsável pela divisão de pessoal e distribuição dos materiais para execução do Saers. Cinco supervisores irão planejar, orientar e acompanhar a aplicação das provas em diferentes localidades do Estado.
O Saers irá avaliar turmas de 2ª e 5ª séries do Ensino Fundamental de oito anos (ou 3° e 6° anos do Ensino Fundamental de nove anos) e, também, do 1º ano do Ensino Médio. A avaliação gaúcha irá complementar a Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), que confere o rendimento escolar de alunos da 4ª e 8ª séries do Fundamental e do 3º ano do Médio. Serão aplicados testes com questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática. Para a 2ª série do Ensino Fundamental, também haverá um ditado de palavras. Além dos testes, todos os participantes ? estudantes, professores, gestores e o próprio avaliador externo ? responderão a questionários tratando da realidade de cada um e da escola. Isso para que as médias do desempenho nas provas sejam complementadas com o estudo do panorama educacional e social de cada turma e escola.
A secretária da Educação, Mariza Abreu, que coordenou o encontro de CREs, explicou aos gestores de todo o Estado as razões que motivaram a criação de um sistema estadual para avaliar a aprendizagem dos alunos. Entre as motivações destacam-se a avaliação das escolas que não são alcançadas pelos exames do governo federal e a divulgação das provas, após a aplicação, visando instrumentalizar os professores para a correção de eventuais erros na prática pedagógica. ?É importante que algumas questões das provas sejam divulgadas, para que as escolas entender os resultados?, afirmou. Mariza Abreu expôs, ainda, que o Saers irá utilizar as mesmas matrizes de habilidades e competência, assim como a escala desempenho, presentes nas avaliações do MEC. A mesma apresentação, com a presença da equipe de Juiz de Fora já havia sido realizada em reunião com dirigentes da Undime/RS e com gestores ligados ao Sinepe/RS.