Rede estadual recebe materiais do Fronteiras do Pensamento para trabalhos em sala de aula
Publicação:
A empresa petroquímica Copesul Braskem promoveu nesta terça-feira, 10, o lançamento e a entrega dos cadernos de estudos do Fronteiras do Pensamento 2007 às escolas de Ensino Médio da rede pública estadual. O evento ocorreu no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e contou com a presença de representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) e de 1.020 estabelecimentos estaduais. A iniciativa tem como objetivo propagar entre os estudantes gaúchos o conhecimento expresso pelos maiores intelectuais da atualidade, que participaram das conferências do Fronteiras do Pensamento no ano passado.
A rede estadual de ensino receberá três mil exemplares contendo o relato dos debates promovidos com escritores, filósofos e cientistas sociais sob a ótica dos autores Antônio Hohlfeldt, Juremir Machado da Silva e Voltaire Schilling. A obra dividida em três volumes ? Arte/Cultura, Mundo e Pensamento ? traz o resumo das discussões desencadeadas por cerca de 40 conferencistas reconhecidos internacionalmente nas mais diversas áreas do conhecimento. Com uma linguagem simples e didática, os cadernos também apresentam ilustrações, dicas de filmes e sugestões de leitura para serem trabalhadas pelas escolas.
Para o diretor superintendente da Copesul Braskem, Alfredo Tellechea, os cadernos foram elaborados visando sua aplicabilidade em sala de aula. Tellechea explicou que a utilização do material por parte dos alunos da rede estadual dará uma dimensão maior ao que vem sendo debatido por pensadores da atualidade. Os volumes serão encaminhados aos estabelecimentos de ensino por intermédio da parceria firmada entre a Copesul Braskem e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc).
A diretora adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Bier, ressaltou que os cadernos se configuram como material de apoio paradidático, que permitirá a construção da aprendizagem de forma interdisciplinar. ?Esses livros oferecem aos alunos da rede estadual o contado com diferentes formas de pensar. Eles são um convite ao desenvolvimento de trabalhos transversais, possibilitando a aprendizagem de forma contextualizada entre as disciplinas?, observou.
De acordo com a diretora do Colégio Estadual Piratini, de Porto Alegre, Jane Wiltgen Machado ? presente durante a entrega dos livros ? os professores poderão aproveitar os conteúdos abordados durante o Fronteiras do Pensamento de maneira aprofundada em matérias que discutam visões sociológicas. Jane afirmou que, embora sua escola pretenda trabalhar com atividades interdisciplinares, os cadernos serão utilizados com maior ênfase pelos professores de filosofia, disciplina obrigatória no Ensino Médio.