Projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania recebe inscrições de professores e estudantes

Formação para realizar ações de impacto positivo em comunidades ocorrerá entre outubro e dezembro

Card de chamamento de educadores e professores
Capacitação desafia a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

O projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania iniciará um novo ciclo no Rio Grande do Sul, com uma metodologia totalmente online. Desenvolvido há 17 anos pela ONG Parceiros Voluntários, o projeto fará uma formação voltada para estudantes e educadores de todo o Estado, a fim de desafiá-los a identificar em suas comunidades questões sociais que precisam de resoluções práticas. Alunos podem fazer a inscrição aqui e professores clicando aqui.

A capacitação para os alunos terá 10 horas/aula, sendo duas horas para contextualização, quatro horas para exploração, duas horas para ideação e duas horas para encerramento. A formação para professores, por suas vezes, terá duração de quatro horas/aula. Ambos os cursos oferecem certificação reconhecida pela UNESCO. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por educadores que ministram aulas para alunos do 8º e 9º ano do Fundamental II e do 1º e 2º ano do Médio, e por estudantes destes mesmos níveis.

Serão duas turmas de alunos, com pessoas do 8º ano para cima. A primeira turma terá aulas entre os dias 9 e 25 de novembro, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 16h, e outra entre os dias 17 de novembro e 8 de dezembro, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h. Os alunos são estimulados a desenvolver seu protagonismo em transformações sociais; reconhecimento do papel cidadão; aproximação com outros alunos do Estado que buscam melhorar o mundo; e metodologias para resolução de problemas; e pertencimento a uma comunidade.

A capacitação para os professores será dividida em três turmas. A primeira turma terá dois encontros, nos dias 26 e 28 de outubro, das 18h30min às 20h30min, a segunda turma terá seus encontros nos dias 27 e 29 de outubro, das 18h30min às 20h30min, e a terceira turma fará os encontros nos dias 3 e 5 de novembro, das 18h30min às 20h30min. Aos educadores será disponibilizado conhecimento em ferramentas e conteúdo para o contexto online; aproximação de metodologias ágeis para envolver alunos em projetos sociais; práticas de empatia; formação de rede de apoio entre educadores de todo Brasil; além, é claro, da fuga da rotina desgastante da pandemia, através de uma experiência virtual divertida.

Segundo José Alfredo Nahas, superintendente da Parceiros Voluntários, para a construção desta nova jornada foram chamados consultores com vivência em educação remota e inovação social, assim como educadores de todo o Brasil, a fim de atender as necessidades deste momento de pandemia. Márcia Anselmo, gerente do projeto, explica que foi desenvolvida uma metodologia focada no cenário atual das escolas. “Teremos encontros vivenciais, a fim de que grupos possam se unir para realizar ações com impacto positivo na sua comunidade”, destaca. As temáticas que embasam a jornada são Empreendedorismo, Design Thinking, Responsabilidade Social Individual, Voluntariado e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Confira abaixo a programação completa:

FORMAÇÃO EDUCADORES
Encontro 1 (2h) Contextualização - Por que esse grupo está unido?
Objetivos: Encantar-se com Tribos; formar vínculo entre o grupo; desenvolver consciência sobre o papel de mentor.
Temáticas: Dinâmicas de Colaboração Online; Autoconhecimento; Habilidades Socioemocionais; Comunicação Não-Violenta; Inovação Social. Nível de reflexão: Individual + Grupo.

Encontro 2 (2h) Cocriação - O que podemos fazer juntos?
Objetivos: Alimentar plataforma de troca; firmar rede de apoio; preparar para a formação dos alunos, celebrar o processo.
Temáticas: Facilitação Online; Olhar Ecossistêmico; Redes; Métodos Ágeis; Gestão de Projetos; Design Thinking. Nível de reflexão: Grupo + Sociedade

FORMAÇÃO ALUNOS
Encontro 1 (2h) Contextualização - O que vou viver?
Objetivos: Entender o processo; Criar vínculo com o grupo; Valorizar a experiência.
Atividade Complementar - 1h

Encontro 2 (2h) Exploração - O que de legal existe por aí?
Objetivos: Inspirar através de referências e palestras de pessoas que estão transformando o mundo; Formar grupos de ação a partir das trilhas: Educação para Paz, Cultura e Meio Ambiente.
Atividade complementar - (1h)

Encontro 3 (2h) Exploração - O que é empreendedorismo?
Objetivos: Explorar os conceitos de empreendedorismo, empreendedorismo social, liderança e inovação; Apresentar exemplos de empreendedores; Desenvolver o perfil empreendedor do aluno .
Atividade Complementar - 1h

Encontro 4 (2h) Ideação - Botando a mão na massa!
Objetivos: Estimular a criatividade e visão ecossistêmica, Aprofundar e cocriar as ações de impacto positivo que serão executadas.
Atividade complementar - (2h)

Encontro 5 (2h) Encerramento - Me tornei Tribeiro(a)
Objetivos: Apresentar ensaios e resultados das ações à comunidade; Valorizar o aprendizado dos alunos; Celebrar o processo e o pertencimento a uma comunidade.

Parceiros Voluntários
A Parceiros Voluntários é uma Organização Não-Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada em janeiro de 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, tendo como Visão "viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas". A partir da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários atua em todo o território nacional e possui sedes no Rio Grande do Sul e São Paulo. A ONG mobiliza, articula e coordena múltiplas redes de relacionamentos, com os diferentes setores das comunidades, para cocriarem soluções que visam a integração dos sistemas econômicos, sociais, ambientais, políticos e culturais na construção de um Brasil mais próspero e solidário.