Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Projeto de Saúde Mental de alunos da Escola Patrulhense será apresentado no México

Publicação:

Projeto de Saúde Mental de alunos da Escola Patrulhense será apresentado no México
Projeto de Saúde Mental de alunos da Escola Patrulhense será apresentado no México

Os estudantes Lívia Cruz Ramos e Rafael de Jesus Tressoldi, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, apresentaram o projeto “Saúde Mental: A Necessidade do Autoconhecimento dos Jovens no Espaço Escolar” na Feira Nacional Infomatrix, no munícipio de Blumenau (SC). A dupla recebeu prêmios por quatro categorias diferentes.

As premiações incluem: a publicação em uma revista científica; o Prêmio Piazitos de Proteção à Infância e à Adolescência; o troféu Platino e a vaga na Infomatrix Mundial, em Guadalajara, no México. Na companhia dos professores orientadores Mateus Carvalho, Adriano Cardoso e Rodrigo Barreto, os jovens passaram por atividades como apresentações à comunidade acadêmica da Faculdade UniSociesc, aos professores e alunos da Escola Dom Pedro II e aos avaliadores. Estavam presentes delegações de outros Estados, como Rio Grande do Norte e Maranhão, alunos das escolas municipais e técnicas do RS e participantes do México e da Colômbia.

Para a diretora da Escolha Patrulhense, Bianca Salazar, o feito representa uma conquista para todas as escolas públicas do Estado. “Reforça a qualidade do ensino promovido no Rio Grande do Sul. Trouxemos um prêmio nacional para nosso Estado e agora vamos em busca de um prêmio mundial. O desenvolvimento de projetos e novas ideias é possível quando se valoriza os alunos e as alunas, quando se dá voz ao seu protagonismo. As ideias estão sempre presentes entre nossos jovens. O que nós professores temos que fazer é ouvi-las e dar oportunidade para que elas cresçam”, conta Bianca.

Lívia e Rafael participaram, recentemente, da Mostratec, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo. Neste mês de novembro, a comunidade escolar se organiza para arrecadar fundos que custearão as despesas da delegação que irá ao México, para a Infomatrix Mundial, que ocorrerá em 2023.

Secretaria da Educação