Projeto de Saúde Mental de alunos da Escola Patrulhense será apresentado no México
Publicação:

Os estudantes Lívia Cruz Ramos e Rafael de Jesus Tressoldi, da Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha, apresentaram o projeto “Saúde Mental: A Necessidade do Autoconhecimento dos Jovens no Espaço Escolar” na Feira Nacional Infomatrix, no munícipio de Blumenau (SC). A dupla recebeu prêmios por quatro categorias diferentes.
As premiações incluem: a publicação em uma revista científica; o Prêmio Piazitos de Proteção à Infância e à Adolescência; o troféu Platino e a vaga na Infomatrix Mundial, em Guadalajara, no México. Na companhia dos professores orientadores Mateus Carvalho, Adriano Cardoso e Rodrigo Barreto, os jovens passaram por atividades como apresentações à comunidade acadêmica da Faculdade UniSociesc, aos professores e alunos da Escola Dom Pedro II e aos avaliadores. Estavam presentes delegações de outros Estados, como Rio Grande do Norte e Maranhão, alunos das escolas municipais e técnicas do RS e participantes do México e da Colômbia.
Para a diretora da Escolha Patrulhense, Bianca Salazar, o feito representa uma conquista para todas as escolas públicas do Estado. “Reforça a qualidade do ensino promovido no Rio Grande do Sul. Trouxemos um prêmio nacional para nosso Estado e agora vamos em busca de um prêmio mundial. O desenvolvimento de projetos e novas ideias é possível quando se valoriza os alunos e as alunas, quando se dá voz ao seu protagonismo. As ideias estão sempre presentes entre nossos jovens. O que nós professores temos que fazer é ouvi-las e dar oportunidade para que elas cresçam”, conta Bianca.
Lívia e Rafael participaram, recentemente, da Mostratec, Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, em Novo Hamburgo. Neste mês de novembro, a comunidade escolar se organiza para arrecadar fundos que custearão as despesas da delegação que irá ao México, para a Infomatrix Mundial, que ocorrerá em 2023.