Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Programa Jovem RS oferece ferramentas digitais de aprendizagem durante a suspensão das aulas

Plataformas educativas visam estimular atividades pedagógicas remotas entre professores e alunos da Rede

Publicação:

Turma de Robótica Educacional da Escola General Ibá Ilha Moreira, da Capital
Turma de Robótica Educacional da Escola General Ibá Ilha Moreira, da Capital - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Com o intuito de ofertar um conteúdo inovador, que desperte a criatividade e protagonismo dos estudantes, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Programa Jovem RS Conectado no Futuro, está disponibilizando, de forma gratuita, por um prazo de pelo menos 30 dias, a contar da última sexta-feira, 20 de março, uma série de ferramentas educacionais com temáticas extracurriculares alinhadas à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para acessar o site com os materiais educativos clique aqui.

A iniciativa, que poderá ser ampliada para até 60 dias, conta com materiais sobre robótica educacional, programação, educação financeira, educação empreendedora, computação, tecnologia, eletroeletrônica, ciência, matemática, biologia, além de leituras virtuais e vídeo aulas de assuntos diversos.


“Considerando o combate à disseminação do coronavírus e a medida de prevenção que suspendeu as aulas nas escolas públicas da Rede, estamos oportunizando a utilização de recursos digitais que irão enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas durante este período”, destaca o secretário estadual da Educação, Faisal Karam.


A Seduc sugere que os professores, com apoio destas plataformas, organizem atividades educativas para que os alunos tenham acesso, no computador ou no celular, com momentos diários de aprendizado, leituras, pesquisas, videoaulas, infográficos, mapas, animações, plataformas e games. A Seduc entende que nem todos os estudantes têm acesso digital nas suas casas. Para estes, mediante um planejamento do professor, pode-se indicar programas educativos na TV e rádio e também fornecer alguns livros da biblioteca escolar.


Jovem RS Conectado no Futuro

O Jovem RS Conectado no Futuro é um programa estratégico que implanta as ações de gestão e de planejamento da Secretaria Estadual da Educação. A iniciativa promove o empreendedorismo, a inovação e a criatividade nas escolas em parceria com parques tecnológicos e universidades.

A proposta valoriza, apoia e dá visibilidade e estímulo ao crescimento e protagonismo juvenil.
O Programa conta com o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Secretaria da Cultura e Secretaria de Trabalho e Assistência Social. Reginp (Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos) e SEBRAE-RS.

Secretaria da Educação