Programa Escola Aberta é apresentado em São Paulo
Publicação:

O Programa Escola Aberta para a Cidadania como instrumento de integração nas comunidades em vulnerabilidade social foi apresentado nesta quarta-feira, 30, durante o 8º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade (LBV), em São Paulo. O secretario estadual da Educação, Ervino Deon, destacou as experiências obtidas através da iniciativa na busca de estabelecer uma cultura de paz nas escolas públicas gaúchas. O congresso da LBV segue até quinta-feira, 1º.
A partir do Escola Aberta, 177 escolas públicas no Estado oferecem atividades socioculturais em localidades com índices de violência preocupantes. Para Deon, a escola deve servir como espaço de convivência na prevenção de problemas que atingem diretamente crianças e jovens, como criminalidade no meio urbano e o consumo de drogas.
- Sabemos que para muitos alunos o único momento de afeto é obtido na escola. Por esta razão, o papel do educador não está somente no que se refere às praticas pedagógicas. A escola deve trabalhar o bem estar e o convívio. O Programa Escola Aberta cumpre essa função, tendo em vista que abre a possibilidade da participação da família agregando assim toda comunidade, afirmou o secretário.
Deon expôs também um panorama da Educação no Rio Grande do Sul. Focado nas realizações do Programa Estruturante Boa Escola para Todos, o secretário ressaltou que, além de proporcionar espaços de convívio aos finais de semana por meio do Escola Aberta, a rede estadual recebeu investimentos de R$ 194 milhões, nos últimos três anos. Os recursos foram aplicados em obras escolares, informatização do ensino, melhoria da aprendizagem, capacitação de professores e qualificação na educação profissional.